Evento é promovido pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e segue até sexta-feira (26)
O Crea-PE, por meio de seus profissionais, participa da Semana da Engenharia AESA CESA 2023, que acontece em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. O evento, promovido pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), começou na quarta (24) e segue até a sexta (26), no bloco de Engenharia da AESA.
A Ferrovia Transnordestina e a ampliação de seu alcance, incluindo Pernambuco, via Complexo Portuário de Suape, projeto defendido por Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, é o cerne da palestra “O impacto da Transnordestina em Pernambuco”. Ela será ministrada por Marcílio Cunha, engenheiro e administrador, mestre em Engenharia de Produção. A palestra acontece nesta quinta (25), às 19h30.
“Focaremos a palestra na economia do estado, com dados sobre as produções industrial e agrícola, além do comércio, mostrando a importância de se manter o projeto original da Ferrovia Transnordestina”, antecipa Marcilio. “Defendemos a manutenção do projeto que atenda o Nordeste como um todo, incluindo o ramal Salgueiro-Suape.”
Nos mesmos dia e horário, também haverá o minicurso “Análise experimental das Equações da Estática Aplicadas em Vigas e Pilares”, com Ibson Leite, mestre em física e professor de Engenharia Civil – AESA CESA.
Na sexta (26), às 19h30, haverá o minicurso Gerenciamento de Projetos, com Florêncio Absalão, engenheiro eletricista e administrador, ex-gerente de Engenharia e Manutenção do Metrorec e coordenador do Comitê de Modernização da Gestão (CMG) do CREA-PE.
“A atual gestão do Crea-PE, tendo à frente Adriano Lucena, tem como um de seus objetivos melhorar o conhecimento dos profissionais, permanentemente, desenvolvendo as boas práticas no escopo das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Faço parte do Instituto de Gerenciamento de Projetos – o Project Management Institute (PMI), instituição internacional cuja missão é disseminar justamente essas boas práticas. Então, é o que buscamos fazer entre os profissionais”, afirma o Engenheiro Eletricista Florêncio Absalão. “Levar essas práticas para uma instituição de ensino estimula ainda mais o conhecimento.”
Ele lembra ainda que, utilizando corretamente as ferramentas de gerenciamento de projetos, o profissional vai desenvolver o custo correto, calcular o prazo adequado para sua realização e o todo planejar todo o escopo necessário. “É justamente a não utilização dessas ferramentas que leva à série de obras inacabadas que vemos por aí.”
A mesa redonda, cujo tema é “Engenharia: Não Apenas Obras – Uma Visão das Demais Atribuições”, reúne os profissionais José Augusto, Schineider Paiva e Milton Barros. Ela também acontece na sexta (26), às 19h30.
. Programação
25/5
. 19h30
. Palestra: O impacto da Transnordestina em Pernambuco
Marcilio Cunha
Engenheiro e Administrador
Mestre em Engenharia de Produção
Diretor Executivo da MC Log Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda.
. 19h30
Minicurso: Análise experimental das equações da estática aplicadas em vigas e pilares
Ibson Leite
Mestre em física e professor de Engenharia Civil – AESA CESA
26/5
Programação
. 19h30
Minicurso: Gerenciamento de Projetos
Florêncio Absalão
Engenheiro Eletricista e Administrador
Ex-gerente de Engenharia e Manutenção do Metrorec
Coordenador do Comitê de Modernização da Gestão – CREA- PE
. 19h30
Mesa redonda
Engenharia: Não apenas obras – Uma visão das demais atribuições
Palestrantes: José Augusto, Schineider Paiva e Milton Barros