Crea-PE participa da II Semana de Engenharia, Indústria e Sustentabilidade da Unicap

Solenidade de abertura trouxe para debate o futuro da engenharia no Brasil

O Crea-PE está participando da II Semana de Engenharia, Indústria e Sustentabilidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento foi aberto, na noite dessa terça-feira (14), e seguirá até o próximo sábado (18), com programação no Auditório Dom Helder Câmara e visita técnica à Vila Nazaré, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Estudantes do ensino superior ou médio podem participar das atividades gratuitas.

A solenidade de abertura foi comandada pelo reitor da universidade, Padre Pedro Rubens, que iniciou sua fala elencando sete orientações para o futuro da engenharia no Brasil. Na ocasião, ele falou da importância de pensar as engenharias integralmente. “A visão sistêmica das engenharias e a sua conexão com as indústrias, empresas, sociedade e com a nossa vida é fundamental para uma nova compreensão da importância no mundo”, disse. Estiveram presentes na cerimônia o pro-reitor Comunitário e de Extensão, Padre Delmar Cardoso, e a diretora da Unicap Icam Tech International School, Andréa Câmara.

Em seguida, os estudantes acompanharam a palestra “O futuro da Engenharia no Brasil”. Participaram do debate o primeiro diretor Financeiro do Crea-PE, Luiz Borges; o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Pernambuco (ABES-PE), Djair Barros Falcão; a engenheira química e conselheira titular do Conselho Regional de Química, Fabíola Soraia; e o gerente comercial da Engeman, Henrique Souto. A mediação foi realizada pelo professor de engenharia civil e integrante do Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, Maurício Pina.

Luiz Borges, diretor financeiro do Crea-PE, explicou que é muito importante a participação do Conselho de Engenharia junto à academia na discussão sobre a percepção do que o futuro espera e reserva da engenharia. “Cada dia mais a gestão do Conselho se alia as entidades de classe e a academia para fortalecer o aperfeiçoamento e a valorização profissional do capital humano disponível dentro do Crea”, pontuou.

Já o professor Maurício Pina comemorou o público expressivo presente no evento e disse que “debater a engenharia do futuro envolve vários aspectos de relevada importância como a formação profissional e a questão dos conselhos de classe, assunto amplamente discutido na noite desta terça-feira (14)”.

Programação – Palestras, mesa redonda, minicursos e visita técnica integram a programação da II Semana de Engenharia, Indústria e Sustentabilidade. Entre os minicursos estão: “Gesso na Engenharia: Fabricação, aplicações, inovações e práticas de qualidade”; “Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico”; “SketchUp: Modelagem 3D na Prática”; “Riscos industriais e prevenção de acidentes”; e “Avaliação do Potencial de Conservação de Nascentes sob a ótica da Sustentabilidade”.

Os alunos poderão conferir ainda a palestra “Case Moinho Recife & Ações de ESG”, uma discussão sobre a obra, projeto e desafios, com a participação de Maria Lúcia Dubeux e Tarceu Corte Real. Encerrando as atividades, no sábado (18), haverá visita técnica à Vila Nazaré, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.