Conselho foi representado, nesta sexta-feira (30), pelos coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Burguinvol Alves, e pelo coordenador adjunto, Assis Lacerda
A capital estadual da Tilápia, Jatobá, no Sertão do São Francisco, sedia mais uma edição da Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá (Fentija). O evento, cuja primeira vez aconteceu em 2013, começou nesta sexta-feira (30) e encerra neste sábado (31). O encontro tem o apoio do Crea Pernambuco, que foi representado pelo coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Burguinvol Alves, e pelo coordenador adjunto, Assis Lacerda.
Assis Lacerda, inclusive, deu a palestra “Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental”, na manhã desta sexta-feira. A programação segue com uma série de palestras, com temas que vão desde “Como escolher a nutrição adequada para a sua produção” a “Biotecnologia na Piscicultura: Estratégias e Tendências”.
O evento conta ainda com mesas redondas e a exposição de estandes. No sábado, além de palestras, estão previstos dois minicursos: “Formulação de Ração” e “Elaboração de Projetos para Obtenção de Fomento”. A Fentinja conta com a participação de diversas entidades de relevância para a piscicultura, a exemplo da Embrapa, Chesf, CEAG, SENAR.
A feira é uma oportunidade para divulgar o potencial da piscicultura na região, abrindo espaço para troca de conhecimento dentro do segmento. Faz parte do calendário oficial de Jatobá. O município, inclusive, integra a chamada Rota da Tilápia, juntamente com 16 cidades.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jatobá é o maior produtor do Nordeste e o terceiro do Brasil. Outras cidades como Floresta, Itacuruba, Belém do São Francisco e Petrolândia, todas no Sertão no Sertão do São Francisco, também têm apresentado crescimento na produção de tilápia nos últimos anos. Em 2022, Pernambuco negociou R$ 350 milhões ao produzir 28,9 mil toneladas do peixe.