Crea-PE participa da 8ª Expogesso em Trindade e defende parcerias com municípios do Polo Gesseiro

Conselho tem presença marcada com estande na feira que reúne 30 expositores entre empresas, instituições, produtos e serviços na maior fera do setor gesseiro do Nordeste

O Crea-PE participou nesta quinta-feira (26), da abertura da 8ª Expogesso, no município de Trindade, Sertão do Araripe. A feira reúne 30 expositores, entre empresas, instituições, produtos e máquinas, até sábado (28). A Expogesso é o maior evento do Polo Gesseiro de Pernambuco, e conta com o patrocínio do Conselho, que montou estande no local do evento para atender aos profissionais das engenharias, Agronomia e Geociências.

Pedro Paulo Fonseca, 2º vice-presidente do Crea-PE, ressaltou que a feira é também uma oportunidade de estabelecer parcerias. Fonseca colocou o Conselho à disposição da prefeita de Trindade, Elbinha Rodrigues (PSL), e das demais prefeituras que integram o polo. O objetivo, segundo ele, é realizar parcerias que possam contribuir com a melhoria dos serviços dos profissionais que fazem parte do Sistema Confea/Crea e Mútua e com o desenvolvimento da região do Araripe.

Fonseca visitou os estandes da feira e também trocou ideias com representantes do Conselho Regional de Química (CRQ) sobre atribuição profissional de químicos e engenheiros químicos, além da importância da fiscalização educativa pelos conselhos profissionais.

A expectativa dos organizadores é a de que a 8ª Expogesso supere a movimentação de R$ 48 milhões realizada na edição de 2022. O Polo Gesseiro formado pelos municípios de Trindade, Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, responde por 97% do gesso produzido no Brasil. As empresas da região geram cerca de 3 mil empregos diretos, entre a mineração e a produção de pré-moldados.