Novas agendas de inspeção estão sendo realizadas até a próxima sexta-feira, 11.12, na área de atuação da Inspetoria Regional de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco. As cidades envolvidas são: Salgueiro, Itacuruba, Belém do São Francisco, Terra Nova, Parnamirim, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Brígida, Orobó, Verdejante.
A gerente de Fiscalização do Conselho, Aldenice Koga, informa que entre segunda e terça-feira, 07 e 08.12, foram inspecionados 80 empreendimentos, com foco na verificação do exercício legal da profissão. Fiscais e inspetores cumprem demandas das Câmaras Especializadas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que na região, prevê vistorias nas seguintes atividades:
- Obras: Construção Civil;
- Revenda de Agrotóxicos;
- Fornecedores de Internet;
- Pedreiras;
- Postos de combustíveis;
- Supermercados e Frigoríficos;
- Empresas registradas em atividade sem responsável técnico;
- Parques de geração de energia;
- Fazendas;
- Assentamentos;
- Cooperativas.
O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, explica que o órgão possui a finalidade de zelar pela integridade e pela disciplina das diversas profissões nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências, fiscalizando o exercício profissional e zelando pela ética no exercício das profissões regulamentadas.
“Cabe ao Crea-PE, além de defender a sociedade, impedir que ocorra o exercício ilegal da profissão, tanto por aquele que possua habilitação, mas não segue a conduta estabelecida, quanto para o leigo que exerce qualquer atividade cujo exercício dependa de habilitação”, destacou.
O trabalho se baseia no que estabelece a Lei 5.194/66, art. 1º, onde são relacionados obras/serviços com a exigência da participação de profissional da área das Engenharias e Agronomia.