Crea-PE lança prêmio INOVE para projetos das Engenharias que promovam inovação e sustentabilidade

Serão R$ 35 mil pagos em prêmios para os melhores projetos avaliados pela comissão julgadora

O auditório Capiba, da Uninassau, foi o palco do lançamento do 1º Prêmio Crea-PE de Inovação e Sustentabilidade, o Prêmio INOVE, na tarde desta sexta-feira (14). Com a presença de representantes de entidades, universidades, empresas, prefeituras e empreendedores das diversas áreas ligadas ao Conselho pernambucano, o presidente da autarquia, Adriano Lucena, apresentou a iniciativa, que é a primeira do Brasil a abranger todas as modalidades das Engenharias.

As submissões de trabalhos terão início na próxima segunda-feira (17), através do site do Crea-PE (www.creape.org.br). As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, por via digital. Cada proponente poderá participar com um trabalho, individualmente ou em equipe, registrando-o em uma ou mais modalidades. O Prêmio INOVE poderá classificar para o concurso até três trabalhos por modalidade, num total de 12 trabalhos classificados. Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora e, ao final, os três projetos que mais pontuarem serão contemplados com: R$ 20 mil para o que ficar em 1º lugar, R$ 10 mil para o 2º e R$ 5 mil para o 3º lugar. Os profissionais, entidades ou empresas precisam estar registrados no Sistema CONFEA/CREA para concorrer.

A iniciativa é fruto da atuação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), órgão ligado ao CREA-PE. O coordenador-adjunto do CTP, professor Roberto Muniz, destacou a atuação do Comitê no estímulo à interlocução com o mercado e a sociedade. “Temos trabalhado em prol do fortalecimento das Engenharias. Já promovemos vários debates e seminários sobre temas relevantes, sobretudo na área de infraestrutrua do nosso estado, discutindo assuntos como o Arco Metropolitano, a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco, mas entendemos que deveríamos premiar os profissionais, as entidades e as empresas de Engenharia de Pernambuco que estão promovendo ações de inovação e foi assim que surgiu a ideia do INOVE”, explicou.

Representando o prefeito do Recife, João Campos, no evento, a presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, Mariana Asfora, demonstrou muito entusiasmo com a iniciativa. “Gostaria de parabenizar o Crea Pernambuco por essa iniciativa, em nome da Prefeitura do Recife, pois sabemos que é urgente discutir sustentabilidade e encontrar novas soluções. Recife é uma das cidades mais vulneráveis do mundo a mudanças climáticas, e prêmios como esse são oportunidades para que a sociedade e os profissionais se engajem mais com a causa”, destacou.

Já o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reforçou o quanto a entidade busca ser um agente de convergência e união de forças em busca de soluções que possam trazer mais qualidade de vida para todos. “Acreditamos na Ciência, no conhecimento para que possamos ter um mundo melhor. Por isso escolhemos esta casa para realizar o lançamento deste prêmio, que esperamos que seja, acima de tudo, uma provocação à busca por melhores soluções para a nossa sociedade. Desejo que a comissão julgadora tenha bastante trabalho para chegar ao resultado, fruto do alto nível de trabalhos que iremos receber”, disse.