Publicação é gratuita e traz um compilado de informações e direcionamentos importantes na contratação de profissionais e empresas habilitadas para serviços nestas construções
Garantir a segurança de condomínios durante a execução de obras e serviços. Este é o princípio básico do Manual do Condomínio, uma publicação de responsabilidade do Crea-PE, com o apoio do Sindicato da Habitação (Secovi-PE), que chega ao mercado gratuitamente para o acesso de todos e todas.
O Manual é um compilado de informações e direcionamentos importantes na contratação de profissionais e empresas devidamente habilitadas, oferecendo maior segurança aos usuários destas construções. Este projeto nasceu dentro do Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco, em 2022, que teve a primeira reunião com a participação do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape), a Defesa Civil de Pernambuco, a Prefeitura de Camaragibe, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE) e a Prefeitura de Olinda.
“O objetivo da publicação é subsidiar os síndicos e responsáveis na contratação de serviços com profissionais habilitados para prestá-los, desde a instalação de um poço à manutenção do elevador, passando pelas manutenções preventivas na estrutura do prédio. É importante saber principalmente das responsabilidades no não cumprimento de normas”, observa o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.
É importante destacar que o Crea- PE tem a função de fiscalizar e zelar para que os serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam ofertados à sociedade com qualidade e seguindo os princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais. O conselho fiscaliza os profissionais, que assumem a responsabilidade dos serviços prestados dentro dos seus projetos.
“O propósito do Fórum é abrir as portas do Crea para todos os profissionais e instituições. Dizer que essa casa é de todos nós. Já fizemos um encontro técnico, com discussões sobre a manutenção predial, com a participação dos poderes legislativo e executivo, porque a solução do problema precisa da participação de toda a sociedade. A nossa omissão de não participar dos debates nos leva a situações desastrosas”, afirmou Lucena, ressaltando: “Sintam-se em casa. Participem ativamente dos debates, porque aqui é o local para a gente debater e buscar soluções em benefício dos profissionais e da sociedade”.
Para o presente do Secovi-PE, Márcio Gomes, foi muito importante a iniciativa do Crea de fazer o Manual do Condomínio, sobre manutenção predial, com o apoio do Secovi. “A gente recebeu essa ideia com muito entusiasmo, colaborou na execução do manual e isso é de grande importância para o mercado”, pontua Gomes, destacando que: “a gente, muitas vezes, se depara com a situação de que, por falta de informação precisa, os condomínios terminam negligenciando suas manutenções. Esse manual foi construído de forma bem didática e vai ser de grande valia para todos os síndicos das edificações de Pernambuco”.
“Esta é uma grande contribuição do Crea-PE à sociedade pernambucana, não tenho dúvida que servirá também de referência para outros estados”, aposta o conselheiro federal, Nielsen Christianni, que esteve à frente do Fórum Técnico Permanente de Políticas de Manutenções Prediais em Pernambuco, quando era o superintendente Técnico do Crea.
Segundo Christianni, o “coração” do Manual é a identificação das atividades que ocorrem nos condomínios vinculadas ao Crea-PE e os títulos profissionais que podem atuar nestas atividades. Isso chancela, para a sociedade, que profissionais podem por exemplo, atuar no elevador, no para-raios (SPDA), reforma de fachadas, entre outros serviços. O Manual ainda cita aspectos legais sobre a responsabilidade da administração de condomínios para condução das boas práticas de manutenção com profissional habilitado, sob o risco de ser responsabilizada por danos materiais e humanos.
“Esse é um primeiro produto construído a partir do Fórum Permanente do Crea-PE e do próprio corpo técnico do Conselho”, pontuou o conselheiro do Crea-PE e coordenador do Fórum Permanente de Inspeção e Manutenção Predial, Ivan Carlos Cunha. “Não vamos parar por aí. Teremos outras ações, interlocuções e proposições de instrumentos legais, eventos e parcerias com o objetivo de promover o conhecimento, os esclarecimentos à sociedade e a cultura da inspeção e manutenção predial”, prometeu o coordenador.