Crea-PE lança 2ª edição do Prêmio INOVE para celebrar e reconhecer atividades de profissionais e empresas

Premiar e promover iniciativas inovadoras. Com este objetivo, o Crea Pernambuco lança a segunda edição do seu Prêmio INOVE. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (29) e vão até 13 de setembro de 2024. Serão pagos um total de R$ 35 mil para os três projetos contemplados com os primeiros lugares, que podem concorrer em 4 modalidades principais.

Podem participar do prêmio profissionais e empresas das Engenharias, Agronomia e Geociências de Pernambuco registradas no Sistema Confea/Crea. Os projetos inscritos devem contemplar setores de atuação dos profissionais das modalidades que compõem o Conselho pernambucano, e abordar temas como, por exemplo, ações ligadas à construção civil, transportes, energia, saneamento, gás natural e petróleo, e ainda atividades de relacionadas à agricultura, agroecologia, reflorestamento, unidades de conservação, recuperação de nascentes, pesca industrial e artesanal, entre outros.

É importante reforçar que o foco da premiação é voltado para as iniciativas inovadoras e sustentáveis. Cada proponente poderá participar com um trabalho, individualmente ou em equipe, em uma ou mais modalidades. O Prêmio INOVE poderá classificar para o concurso até três trabalhos por modalidade, num total de 12 trabalhos classificados.

A criação do INOVE é resultado da atuação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), órgão ligado ao Conselho pernambucano, formado por profissionais de notório saber em suas áreas, que trabalha para a promoção de iniciativas geradoras de desenvolvimento técnico, tecnológico e de inovação. Os finalistas serão conhecidos até 22 de novembro e a premiação acontecerá na primeira semana de dezembro.

É importante destacar que o Crea-PE instituiu uma Agenda Ambiental para criar e estimular projetos com foco na sustentabilidade. “Estamos abrindo espaço para ações, eventos e proposições sobre o tema. Nesse sentido, o Conselho lançou e entregou, no ano passado, o prêmio de Inovação e Sustentabilidade para valorizar e estimular o desenvolvimento tecnológico e socioambiental, com premiação total de R$ 35 mil para os três primeiros colocados. Esta segunda edição vem para consolidar entre seus profissionais e empresas esta oportunidade para discutir e implementar iniciativas inovadoras com este viés sustentável, contemplando todas as modalidades ligadas ao Sistema Confea/Crea”, atesta o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

O superintendente de Gestão do Crea Pernambuco, Bertrand Alencar, lembra da importância de fazer a inscrição com antecedência. “No ano passado, as inscrições ficaram concentradas nos três últimos dias”, recorda Alencar. Ele ainda destaca que os projetos apresentados precisam ser ambientalmente sustentáveis, inovadores, mas principalmente, testados. “Todas as soluções que atendem a estas solicitações são extremamente bem-vindas”, assegura o superintendente de Gestão.

Para o integrante do CTP, Roberto Muniz, esta segunda edição vem consolidar o sucesso da primeira. “O Prêmio INOVE é de extrema importância para a engenharia, a agronomia e a geociências pernambucana, já que ele visa promover a integração entre o setor produtivo, a academia e as entidades de pesquisa no sentido de a gente investir em inovação”, pontua Roberto Muniz, frisando que a comissão organizadora está com a expectativa extremamente positiva de uma maior participação de profissionais e empresas registradas no Crea Pernambuco.

Conforme o edital, as datas da premiação obedecem o seguinte cronograma:

– Prazo para envio dos trabalhos: 29/7/2024, às 9h, até às 23h59 do dia 13/9/2024;
– Seleção dos classificados: 16/9/2024 e 30/9/2024;
– Apresentação individual dos classificados e definição dos finalistas: 1/10/2024 a 25/10/2024;
– Pedidos de esclarecimento e impugnações: Até às 19 h de 11/11/2024;
– Resultado final será anunciado até o dia 22/11/2024
– Cerimônia de premiação: na semana entre os dias 2/12/2024 e 6/12/2024.

Confira o edital aqui.