Crea-PE institui norma interna para uso do coworking nas inspetorias

Iniciativa busca fortalecer as profissões do Sistema, facilitar o networking e o surgimento de novos projetos

O Crea-PE instituiu uma norma interna, aprovada na 19ª reunião de Diretoria, no último dia 26 de setembro, que disciplina a utilização compartilhada dos escritórios de coworking nas inspetorias do Crea-PE.  A iniciativa tem como objetivo fortalecer as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea em Pernambuco, além de promover uma rede de networking e o surgimento e amadurecimento de novos projetos e ideias para o desenvolvimento das Engenharias, Agronomia e Geociências no Estado.

Atualmente, as inspetorias de Vitória de Santo Antão, localizada no Vitória Park Shopping, na Mata Sul, e a de Araripina, no Sertão do Araripe, contam com coworking, ambiente com estrutura pensada para atender aos profissionais que procuram espaço para desenvolver as suas atividades. O acesso é gratuito para quem está registrado e adimplentes ao Conselho pernambucano. As demais inspetorias têm apoio para os engenheiros, agrônomos e geocientistas.

De acordo com a norma interna do Crea-PE, o agendamento para uso dos espaços deverá ser solicitado com antecedência mínima de 24h da data e do horário de interesse do profissional e a utilização ficará limitada, por usuário, até, no máximo, quatro horas por dia, em dias alternados, ou duas horas por dia, em dias sucessivos. O agendamento prévio pode ser realizado por meio da Central de Atendimento, através do número (81) 3423-4338, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Baixe a normativa interna para uso do coworking.

O engenheiro Agrônomo e de Produção, Helton Siqueira, que faz uso do coworking em Araripina, explica que espaço oferecido pelo Crea-PE representa um marco de inovação para os profissionais do Sertão. “O Conselho proporciona um ambiente moderno e colaborativo, reforçando o compromisso em apoiar o desenvolvimento técnico e fortalecer as conexões, impulsionando o crescimento sustentável da região”, pontuou.

O engenheiro civil Willian Miranda, também de Araripina, reforçou que “esse espaço é de extrema relevância para quem exerce a profissão na cidade e para toda a região, oferecendo a oportunidade de um networking incrível”.

Já o presidente do Crea-PE Adriano Lucena pontuou “que a oferta de espaços de coworking é mais um compromisso assumido para proporcionar aos profissionais todas as condições para o exercício das suas atividades com total excelência, comprometimento e dedicação. O nosso objetivo é ampliar esses espaços para todas as inspetorias regionais. Os próximos escritórios que contarão com este espaço são Afogados da Ingazeira e Salgueiro”, explicou.

Inspetorias – Em Vitória de Santo Antão, a nova inspetoria foi inaugurada em junho deste ano, e conta com o coworking acolhedor para garantir um atendimento igualitário aos profissionais do município e das cidades de Pombos, Chã de Alegria, Feira Nova e Glória do Goitá. Lá, o horário de funcionamento é o mesmo do shopping, das 10h às 22h.

De acordo com o inspetor de Vitória de Santo Antão, o engenheiro civil e técnico de segurança do trabalho, Jorge Gomes, esse espaço é de grande importância para os profissionais das cidades limítrofes, mas assim como o Crea-PE é para todos. “Contamos com um amplo coworking e um notebook que fica à disposição do profissional, impressora e internet rápida, além de um auditório e sala de treinamento com 35 lugares”, explicou.

Já na cidade de Araripina, no Sertão do Araripe, o espaço funciona na sala Alex Levy Cavalcanti da Silva. O local é amplo, possui acesso à internet e mobiliário para oferecer comodidade aos usuários da cidade e de Bodocó, Exú, Granito Ipubi, Moreilândia, Ouricuri e Trindade.  A inspetoria funciona das 8h às 14h, na rua Josafá Soares, s/n, no bairro Vila Santa Isabel.

Para o engenheiro químico e de segurança do trabalho, Lincoln Silva, inspetor do Crea-PE em Araripina, os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências viajam muito, sendo comum precisar de um espaço para reuniões com clientes ou com a própria equipe. “Pensando nisso o Crea-PE, buscou atender à essa demanda, facilitando a vida dos profissionais do Sistema. É um importante avanço para nossa categoria”, concluiu.