Reunião aconteceu nesta terça-feira (06) na sede da agência, na Boa Vistga
Qual o modelo de desenvolvimento de Pernambuco? Sob essa perspectiva, o Crea-PE, o Condepe/Fidem e o Instituto Exatta se reuniram, nesta terça-feira (6), na sede da agência, para debater estudos, ações e estratégias para desenvolver o Estado. “Pernambuco precisa voltar a ser grande, e o Crea-PE levanta essa bandeira, porque também passa pelos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”, ressaltou o presidente do Conselho, Adriano Lucena, na abertura da reunião.
Adriano Lucena afirmou que é necessário implantar modelos de obras e projetos pensando no futuro, incorporando novas tecnologias. Ele também reforçou a importância de investir em ações que envolvam diretamente a sociedade, resgatando projetos que gerem emprego nos locais, a exemplo da criação de pólos de agricultura e a reativação do açude de Ibimirim, que pode ser transformado em uma área de desenvolvimento da pesca.
O presidente do Condepe/Fidem, Jaime Prado, reforçou a importância de um canal de comunicação do Estado com as entidades representativas da sociedade sobre os projetos de desenvolvimento para Pernambuco. Prado destacou a parceria com o Crea-PE no debate e elaboração de projetos que estimulem o desenvolvimento do Estado, a exemplo do Plano de Mobilidade, que será coordenado pela agência e vai contar com a ajuda do Crea-PE. “Precisamos nos antecipar aos problemas da instalação de empreendimentos e preparar as prefeituras”, afirmou Prado.
O Condepe Fidem está elaborando o planejamento do desenvolvimento integrado do Estado. A plataforma que está sendo estruturada pela agência foi apresentada pelo diretor de Governança Metropolitana Interfederativa da instituição, Cláudio Manguinho. A estratégia é através da plataforma identificar os vetores indutores de desenvolvimento nos polos regionais para serem transformados em ações e programas, integrando os municípios. “Vamos estudar o que os municípios têm hoje e podem ser estimulados para se desenvolverem, com a participação efetiva da sociedade”, explicou Manguinho.
Durante o encontro, a Exatta apresentou uma pesquisa realizada pela consultoria nas diversas regiões do Estado, onde foram ouvidas as demandas da população em relação a temas de educação, saúde, segurança, infraestrutura, entre outros. O estudo serviu de base para a estruturação do Seminário Pernambuco em Desenvolvimento, iniciado em 2023.
Tonico Araújo explicou que na pesquisa realizada na Região Metropolitana do Recife, os maiores problemas apontados pela população foram o transporte público, as estradas e rodovias, hospitais e centros de saúde. Uma das conclusões do levantamento é que projetos estruturadores do desenvolvimento, como o Arco Metropolitano, ainda são poucos conhecidos pela população.
O presidente do Crea-PE também apresentou no encontro ações do Crea-PE de diálogo com a sociedade. Adriano Lucena destacou o debate sobre o modelo de saneamento, que vai acontecer no seminário “O futuro do Saneamento em Pernambuco”, promovido pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Conselho, que acontece no próximo dia 13.
A reunião contou com a presença do superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand de Alencar, e de diretores da Exatta e do Condepe Fidem.