Crea-PE celebra seus 90 anos conectado com o futuro

Cerimônia aconteceu na sexta-feira (16), na Usina Dois Irmãos, em Apipucos, no Recife

Mais um marco na história do Crea-PE. Os 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, completados no dia 7 de julho, foram celebrados num evento solene, na última sexta-feira (16), reunindo profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, colaboradores, representantes de entidades e instituições de ensino, e convidados, na Usina Dois Irmãos, em Apipucos.

“O Crea Pernambuco chega aos 90 anos forte e com vigor, com conquistas que são de todos nós”, destacou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, no discurso de boas-vindas aos convidados. Também discursaram Nielsen Christianni, conselheiro federal do Confea, representante de Pernambuco na Câmara de Agronomia; e Marcelo Tabatinga, diretor geral da Mútua-PE, que ressaltaram a história do Conselho e a defesa dos profissionais e da sociedade nestas nove décadas de atuação.

O Crea-PE reconheceu e homenageou, com placas comemorativas, os colaboradores mais antigos, inspetores com mais tempo de registro, conselheiros com mais mandatos, além de entidades de classe e instituições de ensino superior mais antigas em atividade. Também receberam homenagens os ex-presidentes do Crea-PE e fundadores do edifício-sede.

Adriano Lucena ressaltou a contribuição das pessoas que passaram pelo Conselho nesses 90 anos. Destacou os profissionais que fazem a diferença na Engenharia, Agronomia e Geociências, as universidades, instituições, entidades e os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

O presidente do Crea-PE reforçou a atuação do Conselho na valorização profissional, com programas como o Crea Qualifica, que oferece capacitação gratuita para os profissionais, gerando mais oportunidades no mercado de trabalho. Destacou também o protagonismo do Conselho na discussão de projetos estruturadores para o Estado e que são temas de debates promovidos pelo Crea-PE. “Queremos Pernambuco cada vez mais forte e não podemos fugir do debate plural”, ressaltou Lucena.

Representando o presidente do Confea, Vinicius Marchese, o conselheiro federal Nielsen Christianni abordou a trajetória do Crea-PE, destacando que o Conselho participa da história do Brasil e de Pernambuco ao longo dos seus 90 anos. “O Conselho vivenciou a construção de obras importantes e está cada vez mais próximo dos profissionais”, afirmou. “Não estamos comemorando apenas os 90 anos do Crea, mas o sucesso de nossas profissões e dos profissionais que zelam por nossa instituição”, afirmou Marcelo Tabatinga, diretor-geral da Mútua-PE.