Crea-PE celebra o Dia do Meio Ambiente com entrega de prêmios

Conselho fez a entrega do XII Prêmio Crea-PE de Fotografia e Meio Ambiente e o XIV Prêmio Crea-PE de Meio Ambiente

O Crea-PE celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), premiando pessoas e instituições que fazem a diferença na área ambiental. Estudantes, fotógrafos, profissionais e entidades ligadas à área ambiental receberam o XIV Prêmio Crea-PE de Meio Ambiente e o II Prêmio Crea-PE de Fotografia e Meio Ambiente.

“Como cidadãos não podemos nos omitir. Precisamos refletir sobre o significado do meio ambiente”, afirmou o presidente do Conselho, Adriano Lucena, no evento de entrega dos prêmios, no Adega Restaurante, no Clube Português.

Os vencedores do Prêmio de Fotografia e Meio Ambiente foram selecionados por uma comissão julgadora composta por oito integrantes e submetidos à votação popular. Na Categoria I – Modalidade Profissionais e estudantes do Sistema Confea/Crea, o vencedor foi Arthur Alexandre de Souza Silva, com a foto “O sustento vem de casa”. Na categoria I – Estudantes, o vencedor foi Asnor Ferreira, com a foto “Amiga”.

Na Categoria II – Jornalistas, repórteres fotográficos e estudantes vinculados à Comunicação Social, à Imprensa e ao Jornalismo, o vencedor entre os profissionais foi Bruno Campos, com a foto “Poluição, desespero e fome no Canal do Fragoso. Já na modalidade Estudantes, a vencedora foi Aline Melo de Oliveira, com  a foto “Infância no mangue”.

“Estou triplamente feliz hoje, pelo meu aniversário pelo Dia do Meio Ambiente e como engenheiro florestal poder ter esse olhar sobre o meio ambiente”, disse Alison Gomes Dias, que tirou segundo lugar e a menção honrosa na Categoria I.

XIV Prêmio de Meio Ambiente
O engenheiro florestal e professor Frans Germain Corneel Pareyn foi o vencedor na categoria Pessoa Física do XIV Prêmio Crea-PE de Meio Ambiente, enquanto o biólogo e ambientalista e gestor público Fábio de Barros Silva recebeu menção honrosa. Frans Germain agradeceu ao Crea-PE pela iniciativa do prêmio e afirmou que ações como essas são importantes para os engenheiros florestais.

Na categoria Pessoa Jurídica, o prêmio foi entregue à Cooperativa Onda Limpa – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Cabo de Santo Agostinho. Já a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe – APA/Guadalupe ficou com a menção honrosa. “É uma satisfação receber esse prêmio. A cooperativa tem um trabalho relevante ao longo desses 16 anos no Cabo de Santo Agostinho e  está somando com a questão ambiental”, afirmou Estevão Santos, presidente da Onda Limpa.

O prêmio Post Mortem foi dedicado ao engenheiro florestal e professor Francisco Roberto Caporal, profissional de referência na área de agroecologia e extensão rural. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por oito integrantes.

Além da premiação, o evento contou também com o lançamento do volume 30 do Cadernos do Semiárido, com o título “A natureza em movimento: agriculturas e pedagogias para a autonomia, do professor da UFRPE Jorge Tavares. Os Cadernos são organizados pelo engenheiro civil, Mário Antonino.

No encerramento do evento, Adriano Lucena ressaltou o papel da Engenharia na transformação das pessoas e das condições de vida. Lucena chamou a atenção para os desastres climáticos, como o que afeta o Rio Grande do Sul, e as fortes chuvas que há dois anos deixaram um saldo de 130 mortos em Pernambuco.

“Queremos oferecer conhecimentos, ciência, fortalecer o ensino público e construir junto com a sociedade soluções que transformem a vida das pessoas”, destacou o presidente do Crea-PE.

Confira as fotos dos ganhadores do prêmio clicando aqui