Acompanhamento técnico garante a segurança das pessoas e da estrutura predial como um todo
O Crea vem atuando em Pernambuco para chamar atenção dos síndicos, administradores, gestores condominiais e condôminos sobre a necessidade de se contratar um profissional habilitado para projetar ou executar reformas prediais. Uma obra sem acompanhamento técnico pode colocar em risco a vida dos moradores e a segurança da estrutura e das áreas ao redor do edifício.
No País, a Norma brasileira 16280, da ABNT, que trata especificamente de reformas, descreve os padrões técnicos adequados para a realização de modificações em imóveis condominiais. A norma estabelece ainda a necessidade da presença de um profissional que responda e faça o registro dos serviços executados, através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) .
O engenheiro civil e conselheiro do Crea-PE, Ivan Cunha, que integra o Fórum Técnico Permanente de Manutenções Prediais, reforça a importância da presença do profissional habilitado para responder tecnicamente e legalmente sobre a responsabilidade do projeto e execução. “Pela resolução, nenhum serviço pode ser executado em local privado sem a anuência do síndico e sem acompanhamento técnico, uma vez que podem causar algum tipo de problema à edificação do ponto de pista da segurança, principalmente, estrutural”, pontuou.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reforçou a importância do Fórum e destacou o diálogo para essa construção. “Essa é mais uma ação de um diálogo diário com os profissionais que atuam nas revitalizações, nas recuperações e nas manutenções prediais”, concluiu.
Fórum de Manutenções Prediais – Criado pelo Crea-PE, o Fórum atua como base em três eixos: o aperfeiçoamento do marco legal das manutenções prediais; a sensibilização da sociedade para os benefícios das manutenções prediais; e o aprimoramento e difusão das técnicas de inspeções e manutenções preventivas e corretivas.