O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participou, na manhã desta terça-feira (28), da Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na ocasião, o assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva, apresentou a minuta de convênio de cooperação técnica entre o Regional pernambucano e as prefeituras. Após o relato, o chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos, fez comentários acerca do convênio que pretende integrar a fiscalização entre o Conselho e a administração pública, além de outras ações.
“O convênio foi bem aceito e, segundo o presidente da Amupe, José Patriota, deverá ser firmado pelas prefeituras”, conta o assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva. Em seguida, o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, fez palestra “O Brasil em Perspectiva” onde apresentou um panorama dos avanços das últimas décadas e porque de País promissor o Brasil passou a figurar nas listas de desconfianças.
Na ocasião, Henry citou a reportagem de capa da revista The Economist, principal revista econômica do mundo, em 2010, onde mostrava a figura do Cristo Redentor subindo como um foguete, sob o título “O Brasil decola”. A mesma revista voltou a dar capa ao Brasil em 2013, mas, desta vez, com a afirmação: “O Brasil estragou tudo” e a figura do Cristo afundando.
O vice-governador fez algumas reflexões do que o País deixou de fazer, apesar de ter quase triplicado a arrecadação nas últimas décadas. Entre as citações, a falta de investimento em infraestrutura e as reformas que não saíram do papel: tributária, da previdência, da educação e trabalhista. “Até uma das maiores conquistas que foi a redução da desigualdade voltou a crescer, o populismo tarifário dos combustíveis quebrou o setor sucroalcooleiro e ainda somos um dos países mais burocráticos do mundo, especialmente nas relações trabalhistas”, afirmou Raul Henry.
Fazendo um contraponto, o empresário Elias Tergilene falou do megaprojeto Cidade das Compras que será instalado em Pernambuco, com capacidade para abrigar cerca de 20 mil microempreendedores nas áreas de vestuário, serviços, importados, flores, agricultura familiar, cosméticos, artesanato, plásticos, especiarias e outros, além de bancos, farmácias e uma creche de tempo integral par atender os filhos das mães empreendedoras que não tenham onde deixar suas crianças para ir trabalhar. A visão do empresário é investir especialmente nos camelôs e feirantes, que “tanto preocupam as prefeituras por não ter espaço adequado para todos”, Targilene afirma que se deve dar atenção a esta parcela importante da economia local e valorizar os arranjos produtivos.
A Amupe também encabeçou e abriu espaço para o Movimento “Sarah, vem para Pernambuco”, que reivindica uma unidade hospital da Rede Sarah Kubitschek, referência internacional em neurociências e reabilitação. O Sarah, que é 100% público, é considerado o maior centro de reabilitação da América Latina. O hospital desenvolveu um método próprio de neurorreabilitação que leva em conta benefícios como o afeto, incorporando a família no processo de tratamento, o que contribui para acelerar a melhora dos pacientes. Hoje, são dez unidades espalhadas pelo Brasil. Os prefeitos se comprometeram em apoiar o Movimento e colher assinaturas em seus municípios para o abaixo-assinado que está sendo feito.
Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE
Com informações da Amupe