Crea-PE

Crea-PE, Amupe e ABCP assinam acordo de cooperação técnica na última segunda-feira (22)

Documento prevê o aprimoramento da gestão dos construtivos de cimento e concreto nos municípios, com orientação sobre o uso de pisos intertravados

Divulgar as boas práticas da engenharia nos sistemas construtivos à base de cimento é o alicerce do Acordo de Cooperação Técnica firmado nesta segunda-feira (22) entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A iniciativa prevê acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano, por meio de projetos, parcerias e transmissão de conhecimento aos administradores municipais e demais atores urbanos.

Com o acordo, será possível realizar eventos técnicos e científicos sobre a aplicação do concreto nas obras civis, publicação conjunta de documentos técnicos nos temas de interesse dos municípios em relação à melhoria habitacional e à infraestrutura urbana. O foco do trabalho é o desenvolvimento das áreas de mobilidade urbana , espaços públicos e habitação. “Mais uma ação do Crea com a Amupe e ABCP com o debate de levar a engenharia, a agronomia e geociências para todos os municípios de Pernambuco”, pontuou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

“O acordo vai levar orientação aos municípios para a requalificação urbana e de habitações. A Associação Brasileira de Cimento Portland vai dar apoio a esses municípios com soluções à base de cimento, levando tanto apoio ao projetista na execução das obras, com a melhoria da qualidade de vida da população”, observou Glécia Vieira, gerente Regional da ABCP.

Ela ainda avaliou: “Quando a gente tem uma infraestrutura urbana bem adequada, a gente tem um projeto bem executado, a gente consegue os benefícios ao longo de 20 anos, com as soluções à base de cimento. Nosso papel é esse, é apoiar os municípios a desenvolverem projetos com qualidade e que a gente tenha obras de longo prazo.”

“Além de tudo, a parceria também vai promover a realização de treinamentos focados nas boas práticas de execução nos sistemas construtivos e na disponibilização de material técnico para aprimorar a gestão deste recurso, de maneira mais sustentável e duradoura”, destacou a presidenta da Amupe.

“Nós queremos mostrar aos prefeitos, aos secretários, ao cidadão que está em cada um desses municípios a importância de termos profissionais habilitados, capacitados para fazermos todos os planos: diretor, de regularização fundiária, de arborização, de resíduos sólidos, de saneamento, de iluminação pública para que as cidades cresçam de forma organizada, com a engenharia no seu dia a dia”, enumerou Lucena, destacando: “É um Crea que queremos: que gere emprego e renda e que está ao lado dos municípios, da gestão pública, mas acima de tudo, do cidadão.”

A assinatura do ACT aconteceu no gabinete da presidência, na sede do Crea-PE. Estiveram presentes Adriano Lucena, Ana Célia Cabral, Glécia Vieira, o superintendente de Gestão do Crea-PE, Marcos Carvalho, o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, a gerente de Relações Institucionais do Crea-PE, Martha Brito, a secretária Executiva da Amupe, Gorette Aquino, e a representante da ABCP, Karla Guimarães.

Pular para o conteúdo