Nesta sexta-feira (24), diretores e conselheiros receberam representantes da Construtora Carrilho, responsável pela construção do edifício Botanik Torre Flora, que sofreu um incêndio no mês de março
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) continua acompanhando o andamento das investigações sobre o incêndio que ocorreu no edifício Botanik Torre Flora, situado no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, no dia 28 de março de 2024. Nesta sexta-feira (24), representantes do Conselho receberam o engenheiro responsável pela obra, Marcelo Carrilho Mattos, e o autor do projeto estrutural do edifício, o engenheiro civil Gamal Asfura. No encontro, eles conversaram sobre o andamento da obra e sobre ensaios com materiais utilizados na construção que estão sendo feitos pela Tecomat Engenharia para atestar a segurança na estrutura do edifício e as possíveis causas do sinistro.
O presidente da Abenc-PE e conselheiro do Crea-PE, Stênio Cuentro, reforçou a importância da interlocução com a construtora. “É muito importante para a sociedade e para a engenharia este canal aberto com as empresas, com os profissionais. A intenção nossa é entender o que houve e o que precisa ser feito para que eventos dessa natureza não se repitam. Isso é um processo de aprendizado, é um processo de construção, é um processo de cidadania bastante democrático”, defendeu.
O engenheiro civil Gamal Asfura afirma que novos ensaios serão feitos na estrutura do edifício. “Já fizemos alguns ensaios e estamos fazendo outros, para que a gente ateste que a estrutura esteja sã. A gente definiu também uma prova de carga, onde vamos escolher um trecho da estrutura e colocar a carga que a norma manda botar para testar visualmente como é que a estrutura se comporta”, declarou.
”Essa reunião com o Crea-PE é muito importante não só para as pessoas que compraram, mas como foi discutido aqui, toda a comunidade técnica e a sociedade também. A gente precisa saber o que aconteceu, não é comum um incidente desse acontecer, quais foram as causas, quais as medidas que podem ser tomadas para evitar, ou se não para mitigar os danos”, disse Marcelo Carrilho Mattos.
Essa foi a segunda reunião realizada pelo Crea-PE para tratar do assunto. Além disso, a equipe de fiscalização do Conselho esteve duas vezes na construção do edifício. O próximo encontro deve ocorrer quando a Construtora Carrilho tiver os resultados dos ensaios técnicos que estão sendo feitos. A data ainda será definida. Também estiveram presentes ao encontro, os diretores Ronaldo Borin e Luiz Borges, a superintendente Técnica do Crea-PE, Liliana Ramos. o gerente de Fiscalização do Conselho, Nailson Pacceli, o coordenador de Apoio às Inspetorias, Plínio Sá, além dos conselheiros Robstaine Saraiva e Carlos José Carneiro.