Crea-PE aceita convite para comitê de combate à mosca das frutas, coordenado pela Valexport

Convite foi feito ao inspetor coordenador de Petrolina, Anízio Godoy, que irá contribuir com ações de fiscalização e orientação a empresas e profissionais

O Crea Pernambuco agora integra o comitê de combate à mosca das frutas, coordenado pela Valexport (Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco). O convite foi feito ao inspetor coordenador da Inspetoria de Petrolina, Anízio Godoy, pelo gerente executivo da Vale Tássio Lustoza e pela gerente geral Ana Paula Lustoza.

O comitê é composto por entidades que podem contribuir no combate à praga, a exemplo da Embrapa, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As moscas das frutas são insetos pragas que inviabilizam a comercialização de frutas, causando grandes prejuízos à exportação.

Atualmente, cerca de 90% da exportação de mangas do Brasil é concentrada no Vale do São Francisco. A região apresenta produtividade média superior a 30 toneladas por hectare. Em áreas mais adensadas, a produtividade supera as 50 toneladas por hectare, quando a média nacional é de 20 toneladas, conforme dados Ministério da Agricultura.

Para ter ideia do potencial do mercado, no ano passado, as exportações de manga brasileira atingiram marcas históricas, gerando um faturamento de aproximadamente US$ 315 milhões. O cenário mostra a importância do comitê coordenado pela Valexport.

Anízio Godoy explicou que o Crea Pernambuco contribuirá com fiscalizações e orientações às empresas e profissionais ligados ao Conselho para execução de projetos e serviços de combate à praga. “É uma praga que tem gerado muitos problemas na região relacionado às exportações para os Estados Unidos. Hoje, a exportação de manga para os Estados Unidos representa 20% do mercado da manga”, pontua Godoy.

Ele ainda explica que a fiscalização do Crea pode ser feita de várias maneiras. Como por exemplo, fiscalizar os receituários agronômicos, se realmente está usando a dosagem correta para o combate à praga, se os procedimentos estão sendo realizados, se as propriedades produtoras têm um responsável técnico. O inspetor, que foi acompanhado pelo assessor da Fiscalização do Crea-PE, Fábio Gilnei, informa que o Crea vai participar do cronograma de atividades estabelecido pelo comitê.