Crea na Comunidade faz levantamento arquitetônico em Brasília Teimosa

Ao todo, 10 famílias e duas instituições estão sendo beneficiadas com o projeto que busca a melhoria da situação habitacional com baixo custo e boa engenharia

Moradores de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, receberam, nesta quinta-feira (28), a visita do Programa Crea na Comunidade, iniciativa do Crea-PE, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), que presta assistência às famílias de baixa renda com ações de engenharia voltadas à melhoria da situação habitacional e da comunidade. Durante toda a manhã, divididos em duplas, seis engenheiros e uma arquiteta, percorreram as ruas da localidade para fazer o levantamento arquitetônico em 10 casas e duas instituições – o Conselho de Moradores e a Associação de Pescadores. A ação contou com o apoio técnico de um assistente social.

A implementação do projeto em Brasília Teimosa atende à demanda do Conselho de Moradores e do Coletivo Teimosinho, que solicitaram em julho deste ano, o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco para a implantação de ações de melhorias para os moradores. Reuniões de alinhamento com o conselho de moradores foram realizadas antes da visita in loco. Os profissionais vão discutir as soluções da engenharia moderna com baixo custo para os problemas encontrados.

Maiara Nogueira, uma das articuladoras do Crea na Comunidade, explica que atuação do Crea na Comunidade não se restringe apenas ao direito à moradia. “A nossa atuação é para garantir o acesso à engenharia social, através da Lei 11.888, instituída em 2008, que assegura às famílias de renda mensal de até três salários mínimos o direito à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social”, observa. Ela ressalta que o programa também engloba outros problemas da comunidade, como a gestão de resíduos sólidos, o recolhimento do lixo, a disponibilização de recursos hídricos, o manejo com a água e a relação com o rio.

Há quatro anos à frente da Associação de Pescadores Professor Artez, o presidente Vilson Fernandes acredita que a parceria vai ajudar na reforma da instituição, que funciona desde a década de 80. “O nosso maior problema hoje é com a caixa d’água da fábrica de gelo, que está com a estrutura comprometida. Além dela, estamos preocupados com as instalações da sala de reunião. Com essa avaliação feita pelo Crea e o projeto de melhorias, espero que seja possível realizar a reforma no espaço”.

O morador da Rua Golfinho, Vilson Alves, que está construindo um segundo andar em sua residência, aprovou a iniciativa. “Para pessoas que não possuem condições financeiras de fazer tudo de uma vez, assim como eu, essa ação chega em uma boa hora”, comemora. A moradora Cleide Bernardo, da Rua Dragão, espera que o Crea na Comunidade seja a porta de abertura para a realização do sonho de ter um banheiro em casa.

“A necessidade de promover a engenharia social foi evidenciada na pandemia. As soluções que buscamos são economicamente viáveis para as famílias de baixa renda. Queremos passar instruções de manutenções prediais, principalmente, para casas insalubres, que não possuem, por exemplo, ventilação adequada, iluminação, banheiro”, ressaltou Maiara Nogueira.

Para o engenheiro civil Breno Brito, que participou do projeto pela primeira vez como voluntário, a proposta de trabalhar esse tipo de habilitação é muito interessante. “Esse apoio é imprescindível para os moradores que não possuem condições de pagar por serviços de engenharia, mas que buscam melhores condições de vida”, reforçou.

PROGRAMA – O Crea na Comunidade surgiu em 2021 e atualmente atende seis comunidades: Mangueira da Torre, Campina do Barreto, Santo Amaro, Vila Independência e Coqueiral.

No caso de Coqueiral, o trabalho do Crea-PE é voltado para intervenções hidroambientais. Lá, está sendo realizado um estudo para a realocação das famílias do leito do rio. A iniciativa estendeu o convite para que estudantes de engenharias da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Católica participem do projeto. Em seguida, haverá articulação com a Secretaria de Habitação do Recife.

Em Mangueira da Torre, a ação é voltada para o desenvolvimento de um projeto que prevê a construção de uma biblioteca comunitária. O espaço, além de sede para associação de moradores, abrigará uma cozinha para distribuição de sopas.

Já na comunidade de Vila Independência, o acompanhamento do Crea-PE tem como foco a regularização fundiária e soluções arquitetônicas para residências que ainda são de taipas. No bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, o programa está instruindo as famílias que tiveram obras embargadas ou com vícios de construção, possibilitando a conclusão dos serviços.

O Crea na Comunidade possui parceria com o programa Habite Melhor, da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE), coordenado pela professora Rafaela Cavalcanti, e com empresas privadas que são doadoras de materiais para realização das obras.