Estudo preliminar realizado pelo Conselho em parceria com a UPE foi apresentado às famílias para que sejam executadas as obras necessárias nas habitações selecionadas, no Conselho de Moradores e Associação de Pescadores
Moradores de Brasília Teimosa receberam projetos para construção e reforma de suas moradias. Nesta quarta-feira (8), o Crea na Comunidade apresentou no Conselho de Moradores, o levantamento arquitetônico dos imóveis para sete famílias, que vivem em habitações populares, da Associação de Pescadores e do próprio Conselho.
O estudo é a primeira etapa para a execução das obras pelos contemplados no programa do Crea-PE, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo Maiara Nogueira, uma das articuladoras do programa no Crea-PE, o levantamento aponta soluções e faz recomendações técnicas para construção ou reforma do imóvel. O próximo passo é o orçamento dos serviços elétricos e hidráulicos.
O Crea-PE pretende mobilizar estudantes da Universidade Católica (Unicap) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além da UPE que já participa do programa, para colaborarem com a execução do projeto. Uma das recomendações contidas no levantamento é a contratação de engenheiro civil devidamente habilitado para a execução das obras.
O Crea na Comunidade é realizado em parceria com a UPE, que atua com o Habite Melhor, programa que oferece assistência técnica em habitação popular. Alunos da universidade e profissionais voluntários participam da parceria com o Crea-PE. “Com a apresentação do estudo preliminar, encerramos o primeiro ciclo, que envolveu a seleção das famílias e o levantamento das moradias”, explicou a professora Rafaela Cavalcanti.
A atuação do Crea na Comunidade em Brasília Teimosa foi uma solicitação da Associação de Moradores. “Fizemos consultas às famílias e entregamos soluções que atendiam à demanda deles”, explica Maiara Nogueira. Dos sete projetos apresentados, um ainda passará por alterações para que seja adequado às solicitações dos proprietários.
Maiara Nogueira destaca que os projetos foram desenvolvidos obedecendo às normas do código de obras do município do Recife. Entre as preocupações dos estudos, estão a atenção à ergonomia, a garantia de espaços ventilados e intervenções que assegurem a saúde dos moradores e o respeito ao meio ambiente.
O Crea na Comunidade, iniciado na atual gestão, em parceria com a UPE, já atendeu moradores de Mangueira da Torre, Coqueiral, Vila Independência, Alto J0sé do Pinho e Campina do Barreto.