Crea-PE

Crea Convida desta terça-feira (28) debate os impactos do Maio Amarelo

Especialistas vão discutir aspectos da segurança no trânsito estimulada pela campanha

A Paz no trânsito começa por você! Esse é o mote da campanha educativa do Maio Amarelo de 2024. O objetivo do movimento é levar a reflexão e tomadas de decisões pela sociedade e o Poder Público para evitar e reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Mais uma vez, o Crea-PE dá sua contribuição ao movimento promovendo, no Crea Convida desta terça-feira (28), o debate “O impacto das ações do Maio Amarelo”. 

Esse tema central terá como palestrantes os engenheiros civis Ivan Cunha, observador certificado do ONSV e ex-diretor presidente da CTTU; e Rodrigo Aguiar, pós-graduado em Infraestrutura de Transportes e Rodovias e coordenador do Núcleo de Segurança Viária do DER-PE. O debatedor será o engenheiro agrônomo Walker Barbosa,  presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran). O Crea Convida será online, com transmissão pela TV Crea a partir das 19h. O público poderá interagir com os participantes do debate através do chat. 

Ivan Cunha vai abordar O Maio Amarelo e a gestão do trânsito. O observador da ONSV trará para o debate o histórico, a importância e a evolução do movimento Maio Amarelo, além da gestão do trânsito. Já Rodrigo Aguiar vai apresentar a palestra: o papel dos órgãos rodoviários na promoção da segurança viária. “O Maio Amarelo tem como foco a promoção de uma maior sensibilização da sociedade, visando levar as pessoas à reflexão sobre a necessidade de mudança de comportamento no trânsito”, explicou Cunha. Segundo ele, o objetivo é também fortalecer as políticas públicas que tenham resultados nas estruturas viárias e fortaleça as campanhas educativas.

O Movimento Maio Amarelo é mundial e foi criado em 2011, como referência à Década de Ação para Segurança no Trânsito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, neste mês são promovidas ações pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para estimular o debate e incentivar a mudança de comportamento das pessoas no trânsito, como pedestre, ciclista ou motorista. 

 

Pular para o conteúdo