Crea-PE

Saiba quem são os coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-PE de 2024

Apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional estão entre as funções da Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais, a exemplo do de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. Tais instrumentos são compostos por profissionais ligados ao Conselho, que anualmente renovam sua coordenação.

 

O Crea Pernambuco hoje tem sete Câmaras Especializadas: Engenharia Civil (CEEC), Engenharia Elétrica (CEEE), Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química (CEEMMQ), Agronomia (CEAG), Geologia e Engenharia de Minas (CEGEM), Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) e Engenharia Florestal (CEEF).

Conheça os coordenadores das Câmaras Especializadas:

 

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA MECÂNICA METALURGIA E QUÍMICA – CEEMMQ

 


Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPE, em 1980, traz no currículo expertise no mercado privado. Realiza gestão dos veículos e equipamentos na ESSE Engenharia Ltda ao longo dos últimos seis anos. Na CAEL Coelho de Andrade Engenharia Ltda, foi gestor de veículos e equipamentos, além de gerente de Contrato por 15 anos. Na Souza Cruz S.A. e BAT Brasil, desempenhou a função de engenheiro de manutenção industrial nas fábricas do Brasil e Cuba, além de engenheiro de projetos na modernização e ampliação das fábricas do Brasil, Cuba, Nigéria, Quênia e África do Sul, bem como engenheiro instrutor na capacitação dos novos engenheiros, atividade realizada durante vinte anos.

 

 

Engenheiro Civil pela UCSal; mestre em Engenharia Civil (UFF) e especialista em Engenharia Sanitária (UFRJ) e Gestão do Território (UFBA). É bacharel em Direito, professor e coordenador da pós-graduação de Engenharia de Avaliações e Perícias. Foi instrutor estratégico e gerente nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal. Atuou como vice-presidente do Ibape Nacional por dois mandatos e presidiu o Ibape da Bahia e de Pernambuco.

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE AGRONOMIA – CEAG

 

 

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra). É mestre em extensão rural (Univasf); especialista em associativismo (UFRPE). É professor e diretor da Faciagra, desde 1993. Também lecionou administração rural e economia rural. Foi coordenador no Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2022. Atuou por seis anos ONG Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), junto à famílias agricultoras.

 

 

Graduado em Engenharia de Pesca na UFRPE, com especialização. Tem pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Rural pela Unicap. Na grade acadêmica ainda conta com mestrado em Oceanografia Biológica pela UFPE. Em 1991, foi assessor de pesca e planejamento agrícola, prestando assessoria à Colônia de Pescadores Z-5. Na área ambiental, reúne experiência em entidades municipais, estaduais e federais. Atua no Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, e é consultor ambiental em licenciamento, avaliação de impactos na zona costeira e perícias judiciais federais; colaborador do CEMIT e Membro efetivo do Comitê Gestor da Pesca Artesanal de Pernambuco.

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – CEEST

 

 

Engenheira Civil desde 2000, Engenheira de Segurança do Trabalho desde 2013, Ergonomista, Especialista em Gestão e Controle Ambiental, Perita Judicial, Profissional Liberal. É a atual presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco  (AESPE), conselheira Regional do Crea-PE, Coordenadora da CEEST do Crea-PE e Coordenadora Nacional Adjunta das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho do Confea.

 

 

Engenheiro Civil pela Poli/UPE. É Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Empresarial na Construção Civil e perito do TRT6. Foi diretor da Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe). É sócio fundador da Evoluta Segurança e Saúde Ocupacional; consultor na área de Engenharia de Segurança do Trabalho nas especialidades de e-Social, gerenciamento de riscos e higiene ocupacional. É professor das disciplinas de pós-graduação em Perícias Técnicas e Higiene Ocupacional.

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL – CEEF

 

Engenheiro Florestal da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) / Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas). É mestre em Ciências Florestais. Tem Licenciatura em Ciências Agrícolas. Atualmente é o presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF). Foi conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema-PE). É membro da Câmara de Julgamento de Recursos. Também é membro da Comissão de Tombamento de Árvores da Prefeitura da Cidade do Recife. Está como Conselheiro do Crea-PE.

 

 

Engenheira Florestal (UFRPE), licenciada em Ciências Agrárias (UFRPE) e técnica em Segurança do Trabalho. Mestre em Engenharia Agrícola na Unicamp. Bolsista de Intercâmbio pelo Programa Ciências sem Fronteiras- Brafagri – SupAgro- Montpellier- França. Sócia-proprietária da Avenir Ambiental Engenharia, Projetos Florestais e Soluções Sustentáveis, tem experiência na coordenação e execução de inventários florestais, estudos florísticos e fitossociológicos, Plano de Gestão da Qualidade Ambiental, Avaliação de Risco de Árvores, Projetos de Compensação Ambiental, Planos de Supressão Vegetal, Plano de Afugentamento e Resgate de Fauna, Programa de Educação Ambiental, estudos para licenciamento ambiental, mapeamentos, sensoriamento remoto no estudo da vegetação e agricultura, drones e cartas cartográficas.

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS – CEGEM

 

Graduado em Engenharia de Minas em 2007, pela Universidade Federal de Pernambuco, acumula 16 anos de experiência como profissional em minerações de ferro, minas de minerais industriais e grandes obras civis atuando na área de gerenciamento de toda cadeia produtiva. É perito em Engenharia de Minas associado pelo Conselho Nacional de Peritos Judiciais, membro da International Society of Explosives Engineers ISEE. Ocupa cargo de sócio diretor da GMS – Galvão Mineração e Serviços de Engenharia. Eleito Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Minas do Crea-PE em 2023, reeleito em 2024. É Conselheiro Titular do Crea-PE.

 

 

Geóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983. Tem mestrado em Geociências pela (UFPE – 1990), doutorado em Química (UFPE – 2000). Foi professora titular da área de Mineralogia da UFPE (1985 – 2019), presidente da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) por dois mandatos: nas gestões de 2019-2021 e 2014-2016. Criou e organizou as Feiras de Minerais da UFPE (2004 – 2019). Recebeu homenagem da Câmara Municipal do Recife no Dia Internacional da Mulher como uma das Mulheres Líderes da Geologia e foi escolhida para representar a AGP

 

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CEEE

 

 

Engenheira Eletricista (UFPE), trabalhou na Celpe/Neoenergia e na Compesa, onde assumiu o cargo de engenheira e coordenou o grupo de Eficiência Energética. Ingressou na Chesf, em 2008, onde desenvolveu trabalhos de análise de ocorrências e apoio técnico a melhorias implantadas no Sistema Interligado Nacional  da região Nordeste. Atualmente realiza estudos de proteção do sistema elétrico, além de atuar junto ao Grupo de Trabalho de Desligamento por Erro Humano no sistema elétrico da Chesf. Em 2019, foi eleita como suplente para o Conselho Fiscal do Senge-PE, assumindo como titular em 2020. Em 2022 foi eleita Coordenadora Adjunta da CEEE e, em 2022, diretora da Mulher do Senge-PE.  Também é diretora do Clube de Engenharia de Pernambuco.

 
 
 

Engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pós-graduada em Engenharia de Segurança no Trabalho e em Gestão Ambiental pela UPE. Também formada em direito pela Faculdade Damas. Trabalhou na Ambev, como supervisora de manutenção, e na Celpe com padronização dos normativos. Trabalha atualmente na Eletrobras, como engenheira na área de projetos de subestações e é conselheira do Crea-PE, atuando na comissão de Elétrica.

  

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL – CEEC

 

Engenheiro civil (UFPE) e pela Poli/UPE. Atuou como engenheiro na Prefeitura de Olinda foi superintendente de Limpeza Urbana da Cidade do Recife (1986/1987), diretor de Operações do DER-PE e diretor de Engenharia de Tráfego do Detran-PE. Em Angola, exerceu cargos de diretor geral da Angoaustral, e de gerente Geral da Recolix Engenharia Ambiental. Foi secretário de Serviços Públicos e de Projetos Especiais e Infra-Estrutura em Paulista-PE (2005 a 2006). No Crea-PE atuou como assessor de Relações Institucionais, superintendente, vice-presidente. É presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc), desde 2016, e coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil no Confea.

 

Engenheira civil e de Segurança do Trabalho, sendo especialista em Gerenciamento de projetos e em Avaliações, Perícias, Engenharia diagnóstica e patologias das construções. Com mais de 25 anos de experiência na área de Gestão, Planejamento e Gerenciamento de custo/orçamento de obras e serviços de engenharia, bem como em processos licitatórios. Atuando ainda na área de avaliações. Atualmente também é analista de orçamento da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Pernambuco e representante do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) no Conselho do Crea-PE.

 

Conheça todos os integrantes das Câmaras Especializadas do Crea-PE de 2024

Pular para o conteúdo