Crea-PE

Saiba quem são os coordenadores das Comissões e representantes do Plenário do Crea-PE de 2024

As comissões do Crea Pernambuco são responsáveis pelo apoio aos órgãos do Conselho. Elas são de caráter permanente e temporárias. A comissão permanente é um órgão deliberativo que auxilia as atividades do Plenário do Crea-PE. Os coordenadores são eleitos entre os integrantes da comissão, com mandato de um ano. Já a comissão especial tem caráter temporário e é relacionada a um tema específico de caráter legal, técnico ou administrativo. São instituídas pelo Plenário do Crea, quando necessário. 

 

O Crea-PE tem atualmente nove comissões. São elas: Comissão de Acessibilidade Ambiental (CAA),  Comissão de Divulgação (CD), Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), Comissão de Ética Profissional (CEP), Comissão Gestora do Crea Jr, Comissão de Meio Ambiente (CMA), Comissão de Mérito (CM), Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), Comissão de Renovação do Terço (CRT).

O Crea-PE conta ainda com representantes do Plenário nas reuniões das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEQ) do Confea, no Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE e no Programa Mulher.  

Conheça os coordenadores das Comissões e representantes do Plenário:



COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE AMBIENTAL – CAA

 

 


Engenheiro Civil formado pela UFPB/Campina Grande (1985). Tem especialização em gerenciamento de cidades (FCAP/Recife – 2002) e em saneamento básico e ambiental pela Unicid/São Paulo – 2015) e MBA em gerenciamento de Projetos pelo IBMEC/Damásio Educacional/EAD – São Paulo – 2022. Foi consultor da Unesco, atuando na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Recife, de 2007 a 2008, conselheiro regional do Crea-PE pelo Senge-PE (2022-2024), diretor administrativo e vice-presidente do Crea-PE (2023). É sócio-diretor da Pepaulo Projetos, Consultoria e Obras Ltda. desde 2009.




 

Engenheiro Civil formado pela UCSal. É mestre em Engenharia Civil pela UFF, com especialização em Engenharia Sanitária (UFRJ) e gestão do território pela UFBA além de bacharel em Direito (UFBA). É professor e coordenador de pós-graduação de Engenharia de Avaliações e Perícias. Foi instrutor estratégico e gerente Nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica. Exerceu dois mandatos como vice-presidente do Ibape Nacional (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias) e presidiu o Ibape na Bahia e em Pernambuco. 





COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO – CD



 

Engenheiro Civil formado em 1983 pela Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE, tem MBA em Administração. Atuou como engenheiro Civil na F. A. Teixeira, na Pernambuco Construtora e na Delta Construções. Foi assessor técnico da Diretoria de Operações do Metrô do Recife (Metrorec), diretor executivo do Detran-PE e diretor Operacinal do Centro Brasileiro de Reciclagem e Capacitação Profissional (Cercap). Atualmente, trabalha como Engenheiro Civil autônomo.




 

Formada em Engenharia Civil pela Unicap. Tem especialização no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, da Fundação Dom Cabral, em 2015. É sócia-diretora da Colmeia Arquitetura e Engenharia Ltda desde 1992. Na Prefeitura de Olinda, atuou na Secretaria de Obras, como chefe do Departamento de Programas Especiais e diretora de Pesquisa, Produção e Obras, além de gerente de Produção e Pesquisa de Materiais. Foi secretária-adjunta de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (1997- 2000) e conselheira de Suape. 





COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL – CEAP



 

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPE, em 1978, e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, em 2010, pela UFPE. É empresário e atua em empresas privadas na área de manutenção de equipamentos. Trabalhou com obras de dragagem de grande porte, usinas de açúcar e coleta de lixo. No Sistema Confea/Crea/Mútua iniciou em 2012, como conselheiro suplente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco, e de 2014 a 2018, como conselheiro titular. Coordenou a CEEMMQ e a Comissão de Divulgação e a Câmara de Engenharia Industrial. Foi coordenador adjunto das comissões de Ética e Acessibilidade e, em 2002, coordenador do CEP.




 

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra). É mestre em extensão rural (Univasf); especialista em associativismo (UFRPE). É professor e diretor da Faciagra desde 1993. Também lecionou administração rural e economia rural. Foi coordenador no Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2022. Atuou por seis anos ONG Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), junto à famílias agricultoras, convivência com o semiário de agroecologia.





COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL – CEP



Engenheiro Civil formado pela UFPE e advogado pela Unicap (2003). Foi superintendente de Limpeza Urbana do Recife, consultor do Banco Mundial. Foi superintendente de Transporte de Passageiros do DER-PE, gerente de Reciclagem da Companhia Industrial de Vidros (CIV), do Grupo Brennand, secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Olinda e coordenador do Programa de Saneamento de Esgotamento Sanitário do Vale do Rio Ipojuca. É sócio-diretor da LHS Consultoria Ltda e diretor de Engenharia da Compesa. 




 

Engenheiro Civil pela Poli/UPE. É Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Empresarial na Construção Civil e perito do TRT6. Foi diretor da Associação Nacional da Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe). É sócio fundador da Evoluta Segurança e Saúde Ocupacional; consultor na área de Engenharia de Segurança do Trabalho nas especialidades de e-Social, gerenciamento de riscos e higiene ocupacional. É professor das disciplinas de pós-graduação em Perícias Técnicas e Higiene Ocupacional.





COMISSÃO GESTORA DO CREA JR


<

Formada em Engenharia Civil, em 2001, na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE). Tem pós-graduação em Engenharia Diagnóstica e Engenharia de Segurança do Trabalho. É a segunda diretora Administrativa do Crea-PE. Atualmente, presta serviço à Justiça como perita judicial, atendendo aos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.




 

Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco (2000). É especialista em gestão ambiental pela UPE (2012), tendo obtido os títulos de mestre (2003) e doutor (2011) pela UFPE, onde se especializou em Geotecnia Ambiental. Graduado em Gestão Ambiental pelo Senac-SP, é especialista em Segurança do Trabalho pela Estácio de Sá (RJ), ambos em 2022. É professor do IFP/Recife e leciona no departamento de Engenharia Ambiental, Química, Ciências Biológicas e Civil da Unicap, onde também é coordenador do curso de especialização “Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos”, professor permanente do Mestrado do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) na área de gestão de resíduos sólidos e contaminação ambiental e perito ambiental.





COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE – CMA



 

Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE). Tem mestrado em Engenharia Civil, na área de Transportes/Geotecnia pela Universidade Federal de Campina Grande-PB e doutorado em Planeamento do Território, Desenvolvimento Urbano e Planejamento Espacial pela Universidade de Coimbra-Portugal. É professora-adjunta do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica/Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) e conselheira titular da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE, representando a Poli/UPE.




 

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPE, em 1980, traz no currículo expertise no mercado privado. Realiza gestão dos veículos e equipamentos na ESSE Engenharia Ltda ao longo dos últimos seis anos. Na Cael Coelho de Andrade Engenharia Ltda foi gestor de veículos e equipamentos, além de gerente de Contrato por 15 anos. Na Souza Cruz S.A. e BAT Brasil, desempenhou a função de engenheiro de manutenção industrial nas fábricas do Brasil e Cuba, além de engenheiro de projetos na modernização e ampliação das fábricas do Brasil, Cuba, Nigéria, Quênia e África do Sul, bem como engenheiro instrutor na capacitação dos novos engenheiros, atividade realizada durante vinte anos.





 

COMISSÃO DE MÉRITO – CM



Engenheiro Eletricista formado pela UFPE (1982). Atuou na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na área de manutenção elétrica das usinas do Complexo de Paulo Afonso (1983 a 2003), como diretor adjunto de Operações e assessor da Superintendência de Manutenção. Foi conselheiro da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-BA, conselheiro fiscal e diretor de Benefícios da Fachesf, e integrou o Conselho de Administração da Chesf. 




 


 Engenheiro Civil, advogado e mestre em Direito Empresarial pela FGV. É empresário, sócio-diretor da CBL Arquitetura e Engenharia, com mais de 40 anos de existência. Na área jurídica e de Políticas Públicas é escritor, com cinco livros publicados sobre licitações públicas e vários artigos jurídicos. É professor da ESA/OAB e consultor e instrutor Sebrae e professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/PE. É diretor do Sinduscon. 

 





COMISSÃO DE ORÇAMENTO E TOMADA DE CONTAS – COTC



 

Engenheiro Civil e Eletricista/Eletrônico e mestre em Engenharia Nuclear pela UFPE. É engenheiro de Segurança do Trabalho e engenheiro Mecânico. No Crea-PE foi coordenador das comissões Crea Jr (2021-2022), de Educação e Atribuição Profissional (2021) e do Terço (2023). Coordenou a Câmara de Elétrica, em 2022. Foi vice-presidente do Conselho, em 2023, e atualmente é conselheiro de Desenvolvimento Urbano pelo Clube de Engenharia.







Engenheiro Civil pela UFPE e Poli/UPE. Atuou como engenheiro na Prefeitura de Olinda, foi superintendente de Limpeza Urbana da Cidade do Recife (1986/1987), diretor de Operações do DER-PE e diretor de Engenharia de Tráfego do Detran-PE. Em Angola, exerceu cargos de diretor geral da Angoaustral, e de gerente Geral da Recolix Engenharia Ambiental. Foi secretário de Serviços Públicos e de Projetos Especiais e Infra-Estrutura em Paulista-PE (2005 a 2006). No Crea-PE atuou como assessor de Relações Institucionais, superintendente, vice-presidente. É presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc), desde 2016, e coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil no Confea.



COMISSÃO DE RENOVAÇÃO DO TERÇO – CRT



Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PE. Atuou em empresa privada do setor pesqueiro como responsável técnica do setor de qualidade. É diretora do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE). 

 




Engenheiro Florestal da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) / Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (SEMAS). É mestre em Ciências Florestais. Tem Licenciatura em Ciências Agrícolas. Atualmente é o presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF). Foi Conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema-PE). É membro da Câmara de Julgamento de Recursos. Também é membro da Comissão de Tombamento de Árvores da Prefeitura da Cidade do Recife. Está como Conselheiro do Crea-PE.





REPRESENTANTE  DO PLENÁRIO NA CCEEQ DO CONFEA



 

 

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Civil pela UFF e especialista em Engenharia sanitária (UFRJ) e em gestão do território (UFBA). É bacharel em Direito, professor e coordenador de pós-graduação de Engenharia de Avaliações e Perícias. Foi instrutor estratégico e também gerente nacional de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica. Atuou como vice-presidente do Ibape Nacional por dois mandatos, além de presidente do Ibape na Bahia e em Pernambuco.





REPRESENTANTE DO PLENÁRIO NO CTP



Geóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983. Tem mestrado em Geociências pela (UFPE – 1990), doutorado em Química (UFPE – 2000). Foi professora titular da área de Mineralogia da UFPE (1985 – 2019), presidente da Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP) por dois mandatos: nas gestões de 2019-2021 e 2014-2016. Criou e organizou as Feiras de Minerais da UFPE (2004 – 2019). Recebeu homenagem da Câmara Municipal do Recife no Dia Internacional da Mulher como uma das Mulheres Líderes da Geologia e foi escolhida para representar a AGP.





REPRESENTANTE DO PLENÁRIO NO PROGRAMA MULHER



Engenheira Civil desde 2000, Engenheira de Segurança do Trabalho desde 2013, Ergonomista, Especialista em Gestão e Controle Ambiental, Perita Judicial, Profissional Liberal. É a atual presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco  (AESPE), conselheira Regional do Crea-PE, Coordenadora da CEEST do Crea-PE e Coordenadora Nacional Adjunta da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho do Confea.



 

 

 

Conheça todos os integrantes das Comissões e representantes do Plenário do Crea-PE de 2024

Pular para o conteúdo