Debate vai reunir especialistas que farão palestras sobre a erosão marinha na costa pernambucana e as possíveis soluções que podem ser adotadas
O avanço do mar na Ilha de Itamaracá, especialmente na Enseada dos Golfinhos, vem causando preocupação entre os moradores. A erosão marinha já derrubou parte das casas no local e se transformou num risco também para os visitantes, por conta do material de construção que acaba depositado na praia.
O Crea-PE está intermediando o debate entre moradores, gestores públicos e especialistas soluções de curto prazo para enfrentar a questão, enquanto não se resolve definitivamente a degradação na área. A erosão marinha não é um fato isolado. Afeta a costa pernambucana e brasileira. Em Jaboatão, por exemplo, a contenção foi realizada com a engorda da praia.
O problema será debatido no Crea Convida desta terça-feira (1º), com o tema “Contenção do avanço do mar na Região Metropolitana do Recife”. Os palestrantes são o engenheiro de pesca e mestre em oceanografia Assis Lacerda; o arquiteto e urbanista Daniel Quintino, sargento da PM e técnico em defesa civil da Defesa Civil de Pernambuco; Marília Sequeira, assessora técnica do Núcleo de Estudos Marinhos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes; e o bacharel em Ciências Biológicas e doutor em Oceanografia Geológica Rodolfo Araújo, analista de Recursos Costeiros da Semas-PE.
O Crea Convida acontece no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no Youtube, a partir das 19h. Depois da apresentação, será aberto espaço para interação com o público, que pode tirar dúvidas sobre o tema, via chat do Yotube. Marque na sua agenda!