Novos conselheiros federais de Agronomia participam de treinamento no Confea

Capacitação nesta segunda (22) e terça (23) tem como objetivo orientar os novos representantes eleitos no ano passado sobre a função que vão exercer

Os novos conselheiros federais de Agronomia em Pernambuco, Nielsen Christianni (titular) e Luisa Peruniz (suplente), eleitos no ano passado, participam de workshop no Confea. O evento acontece nesta segunda (22) e terça-feira (23), em Brasília. O objetivo do encontro é orientar os representantes sobre a função de conselheiro.

Para Luisa Peruniz, a capacitação dá início à jornada no Conselho Federal. “É um treinamento prático, direcionado ao planejamento anual de 2024”, explicou. A conselheira destacou que o encontro é importante também para o conhecimento dos procedimentos e instrumentos a serem utilizados no mandato de três anos dos novos conselheiros.

No primeiro dia de trabalho, o workshop Novos Conselheiros tratou do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e da plenária eletrônica. Na quarta-feira, os representantes dos Creas no Confea participam das primeiras plenárias. “O plenário tem um papel fundamental nas transformações que o profissional precisa”, ressaltou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Vinícius Marchese.

A analista Sílvia Cunha apresentou o novo organograma, definido pela portaria 78, aprovada pelo Conselho Diretor, na semana passada. Destacou ainda o trabalho das comissões permanentes, incluindo os principais acordos de cooperação técnica e convênios mantidos pelo Confea.

A transparência e a atuação dos órgãos de controle sobre o Sistema foram comentadas pelo analista Alexandre Borsato. Ele destacou os aspectos constitucionais e de acórdãos do Tribunal de Contas da União e a interação com a Controladoria Geral da União (CGU), voltados para os conselhos de fiscalização profissional.