Crea-PE

Conbep reúne profissionais estudantes e especialistas da Pesca em debates sobre desenvolvimento sustentável e segurança alimentar

XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca deve reunir cerca de 600 congressistas e 60 palestrantes, de 21 a 24 de agosto, em Porto de Galinhas 

Engenheiros e estudantes de Pesca de todo o País se reúnem, de 21 a 24 de agosto (terça a quinta-feira), no Conbep 2023. O XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep 2023) vai abordar o Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar: diálogos para o futuro. O encontro, com patrocínio do Crea-PE, acontece no Armação Convention Center, em Porto de Galinhas. O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, confirmou presença no evento, assim como todos os secretários da pasta.

Sérgio Mattos, que integra a Comissão Técnica do Conbep, representando a Associação de Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP), explica que o congresso está estruturado em três eixos: desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e os desafios do futuro da atividade. Segundo ele, haverá debate sobre esses eixos em vários subtemas e formatos.

Para Mattos, o grande desafio dos profissionais do setor hoje é lidar com recursos naturais renováveis. “Se não cuidarmos de forma sustentável, corre-se o risco do esgotamento ecológico e econômico”. A preocupação envolve o uso racional no cultivo de organismos aquáticos e da água, doce ou salgada. Sérgio Mattos destaca que o pescado pode contribuir com a segurança alimentar e nutricional. “Vamos ainda discutir a gestão da atividade, para que a geração futura possa se beneficiar da pesca de maneira sustentável”, concluiu.

A secretária Geral da AEP, Magda Cruz, coordenadora-adjunta da Comissão de Logística do evento, disse que o Conbep 2023 vai reunir cerca de 800 pessoas, entre eles, 600 congressistas, 60 convidados e palestrantes e 30 voluntários. Segundo Magda Cruz, o público é formado majoritariamente por engenheiros e estudantes da área de Pesca, mas o Conbep é aberto e terá a participação de biólogos, médicos veterinários e outros profissionais das ciências agrárias.

Para Magda Cruz, o País está vivendo um momento de retomada para a Engenharia de Pesca e o setor produtivo, do ponto de vista econômico no pós-pandemia, e com a construção do Ministério de Pesca e Aquicultura. “Temos muitos olhares no momento para o setor produtivo”, afirmou a secretária-Geral da AEP. Esta é a terceira vez que Pernambuco sedia o Conbep. Uma novidade desta edição é a Expoconbep. A feira reúne doze expositores, entre eles o Crea-PE.

 

Palestra de abertura trata da recriação de ministério 

 A solenidade de abertura, às 18h30 da terça-feira (21), será marcada pela palestra magna da engenheira de Pesca Flávia Lucena Frédou, da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca. Flávia Frédou vai abordarAvanços para o País com a recriação do Ministério da Pesca, com ênfase no monitoramento, pesquisa e estatística.

Na programação estão agendados minicursos, conferências, encontros e seminários. Entre os palestrantes estão especialistas do setor público, de universidades e do mercado da pesca e aquicultura. Como destaque internacional, o convidado é o engenheiro de pesca Javier Garrido Melo, subsecretário de Pesca e Aquicultura do Chile.

Durante o congresso vão acontecer eventos como o IV Seminário de Extensão Pesqueira e Aquícola, I Workshop de Peixes Ornamentais, o II Encontro de Estudantes de Engenharia de Pesca, o I Encontro Científico sobre a Bacia do São Francisco, e eventos de associações do setor. Estão programados ainda a assembleia para eleição dos diretores e do Conselho Fiscal da Faep-BR, além da assembleia do Conselho Deliberativo da entidade.

Acesse aqui o site do Conbep 2023

Pular para o conteúdo