Conbep 2023 inicia as atividades celebrando a retomada do Ministério da Pesca e Aquicultura

XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca iniciou nesta segunda-feira (21), em Porto de Galinhas reunindo profissionais e estudantes para debater desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, desafios para o setor, entre outros temas

A retomada do Ministério da Pesca e Aquicultura pelo Governo Federal, em 2023, deve representar um salto importante para o desenvolvimento do setor, e foi celebrada na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep 2023), nesta segunda-feira (21), em Porto de Galinhas. A solenidade contou com a presença do ministro da pasta, André de Paula.

Para uma plateia lotada de estudantes e profissionais, André de Paula ressaltou que a recriação do ministério precisa ser consolidada, para assegurar sua manutenção nos próximos governos. “A pesca precisa ser realidade no Brasil, e isso só vai acontecer com o esforço e a determinação coletiva”, destacou. “Esse é o momento de fortalecer nossa pesca e aquicultura. Estamos no processo de reconstrução do ministério . Nossa meta é voltar a fornecer  nosso pescado para o mercado europeu e com isso receber o selo de qualidade sanitária, que vai abrir muitas portas no exterior”, afirmou André de Paula.

O presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, convidou estudantes e profissionais a participarem mais ativamente do Conselho, e a trabalharem juntos para mudar a cara da Engenharia de Pesca. “Vocês são os portadores da mensagem de mudança, de inclusão”, afirmou Segundo. Evanio Nicoleit, presidente em exercício do Confea, defendeu a ação dos engenheiros de Pesca para o desenvolvimento sustentável da atividade, com recursos da Pesca e da preservação do ecossistema.

O presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP), Rodolfo Rangel, lembrou a importância da pesca na promoção da segurança alimentar. Segundo ele, o desafio para o futuro é transformar Pernambuco no principal polo de produção de pescado com inclusão social. “O Conbep é uma resposta à produção aquícola e de pesca, que precisa ser fortalecida por todos vocês “, afirmou José Carlos Pacheco, presidente da Federação dos Engenheiros de Pesca, ao decretar aberto o Congresso, que se estende até a quinta-feira (24).

A solenidade de abertura foi encerrada com a entrega de medalha de mérito da Engenharia de Pesca a vários profissionais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do setor pesqueiro e aquícola. Em seguida, Flávia Lucena, secretária nacional de  Registro , Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca, proferiu a palestra magna abordando a recriação do MPA com ênfase no monitoramento, pesquisa e estatística.

O Conbep também está realizando workshops e encontros durante os quatro dias de evento. Paralelo ao evento, está sendo realizada a Expoconbep, que reúne os patrocinadores em estandes, entre eles o Crea-PE, o Confea e o Banco do Nordeste.