Comissão do Crea-PE visita central de tratamento que recebe mais de 4.500 toneladas de resíduos por dia

O local fica em área de 110 hectares, em Jaboatão dos Guararapes, e recebe a coleta vinda de sete administrações públicas

Inspetores Regionais e Conselheiros do Crea-PE, junto com o presidente, Adriano Lucena, estiveram, nesta quarta-feira (21), na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em Jaboatão dos Guararapes. O Conselho pernambucano tem uma Comissão Permanente de Meio Ambiente.

Localizada numa área de 110 hectares, a central recebe 4.500 toneladas de resíduos por dia, material que vem de Fernando de Noronha e de mais seis municípios do estado. Do total de resíduos depositados no local, entre 60 e 65% vêm do Recife.

“Tratamento de resíduos sólidos é um tema extremamente importante, que envolve uma potente cadeia produtiva, estimulando a produção de renda, além de ser um assunto que necessita da conscientização da população de forma geral”, avalia Adriano Lucena. “O Crea de Pernambuco tem papel fundamental nesse debate, incentivando a participação social nessas ações, buscando formas de transformar resíduos em geração de energia e estimulando o protagonismo de engenharia, sempre apta a transformar e melhorar a vida de todos.”

Representantes da empresa Orizon Valorização de Resíduos, responsável pela central de triagem, apresentaram aos Conselheiros e Inspetores números referentes ao empreendimento e principalmente o que está sendo feito para diminuir os impactos ambientais da geração de resíduos. Também mostraram dados sobre a geração de energia a partir dos resíduos recebidos pela empresa.

Com a vista desta quarta, o Crea-PE retoma ações para garantir a manutenção da operação adequada e segura nos 23 aterros sanitários do estado. Desde março, cumprindo determinação legal, Pernambuco alcançou a meta de zerar o número de lixões nos seus 185 municípios e em Fernando de Noronha. A conquista histórica é resultado do trabalho de várias instituições, entre elas o Crea-PE.