Crea-PE

Com apoio do Crea-PE, passeio ciclístico reforça conscientização ambiental na Capital do Pau-brasil

Evento ocorreu neste domingo (29) em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife

A preservação ambiental é essencial para garantir o equilíbrio dos ecossistemas e a qualidade de vida das futuras gerações. Com esse compromisso em mente, foi realizado neste domingo (29) um passeio ciclístico na cidade de São Lourenço da Mata, conhecida como a Capital do Pau-brasil. O município abriga mais de 100 mil árvores dessa espécie, reforçando sua relevância na proteção e recuperação de um dos símbolos da biodiversidade brasileira. O evento, promovido pela Associação Pernambucana dos Engenheiros Florestais (APEEF) e 10 grupos de ciclismo, com o patrocínio do Crea-PE, buscou conscientizar sobre a importância de preservar esse patrimônio natural e incentivar hábitos mais sustentáveis.

O Eco Circuito São Lourenço da Mata – na Trilha da Vitória – Etapa Tiúma, reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais da engenharia, agronomia e geociências e o público em geral. Na abertura, os organizadores plantaram uma muda de pau-brasil na praça de Tiúma, simbolizando o compromisso com o meio ambiente. O presidente da APEEF, o engenheiro florestal Gustavo Lima, que também coordena a Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-PE, destacou a importância de conectar a sociedade às reservas que integraram o percurso de 24 km do passeio. “Os ciclistas passaram por reserva legal, por áreas de preservação permanente, destacando a importância do plantio florestal nesta cidade que carrega o simbolismo de ser a Capital do Pau-brasil”, afirmou.

O diretor geral da Mútua/PE, Marcelo Tabatinga, reforçou a parceria do Crea-PE e da Caixa de Assistência no evento. “É muito importante estarmos aqui nesse evento, que conta com a participação de profissionais do nosso sistema. Viemos prestigiar e estar sempre próximos dos nossos profissionais”, destacou.

Representando a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco – AESPE, uma das organizadoras do evento, o coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Segurança do Trabalho do Crea-PE, o engenheiro Audenor Marinho ressaltou a integração entre o público geral e os profissionais da engenharia. “Essa é uma forma de nos aproximarmos mais da sociedade. Nesta edição, nosso foco é a engenharia ambiental, e percebemos que as pessoas que não atuam nessa área ficaram orgulhosas de participar de um evento que valoriza a preservação”, concluiu.

Participando pela primeira vez, o vendedor Edielson Silva, morador de Jaboatão dos Guararapes, expressou sua satisfação. “Eu amo andar de bicicleta e poder conciliar o passeio com uma bela vista da natureza é melhor ainda. Respirar ar puro e estar em contato direto com as paisagens, não tem coisa melhor”, afirmou.

Antes da largada, os ciclistas participaram de um sorteio com vários brindes, incluindo uma bicicleta, promovidos pelos patrocinadores do evento.

Pular para o conteúdo