Crea-PE

Colégio de Presidentes reúne-se no Pará para debater alterações em resoluções do Sistema

Encontro aconteceu nessa terça e quarta-feira (18), em Belém, no Pará. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e os diretores Ronaldo Borin e Luiz Borges participaram do CP

Presidentes dos Creas de todo o Brasil se encontraram nessa terça (17) e quarta-feira (18), em Belém do Pará, para reunião do Colégio de Presidentes com o Confea. No primeiro dia do evento, os representantes receberam o ministro do Turismo, Celso Sabino, que falou sobre os preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Pará, em novembro de 2025. Além disso, o colegiado também discutiu e aprovou um estudo técnico visando alterações à Resolução 1.137/2023, que trata de temas como ART, Certidão de Acervo Técnico (CAT) e Certidão de Acervo Operacional (CAO).

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, as reuniões são sempre oportunas para que os Creas avancem e melhorem a qualidade dos serviços prestados aos profissionais. “Os debates contribuem para que possamos avançar no sentido de acompanhar a modernização, além de proporcionar melhorias para os profissionais”, disse.

Ainda dentro das discussões, os presidentes retomaram o tema da resolução 1.007/2003, que trata do registro de profissionais. A proposta é que os conselhos regionais possam reunir seus setores de cadastro, atendimento e técnico para que contribuam com uma nova roupagem para a resolução. Outra alteração citada foi nos artigos 15 e 16 da Resolução 1.070/2015 (registro de instituições de ensino e entidades de classe). De acordo com a proposta aprovada pelo CP, agora para obter o registro, a entidade de classe de profissionais deverá encaminhar ao Crea requerimento instruído com original ou cópia autenticada ou atestada por funcionário do Crea, sendo que o estatuto da entidade deverá comprovar que o quadro de associados efetivos é composto exclusivamente por pessoas físicas que sejam profissionais do Sistema Confea/Crea.

Presente ao encontro, o diretor Financeiro do Crea-PE, Luiz Borges, reforçou o alinhamento entre os regionais. “Esses encontros possibilitam que cada estado relate a sua experiência em temas que são considerados prioritários para que possamos ter deliberações”, enfatizou.

Também integraram a comitiva do Crea-PE, o diretor Administrativo, Ronaldo Borin, e a inspetora secretária da Regional de Garanhuns, Grazielle Bernardo.

Pular para o conteúdo