Crea-PE

Circuito Nacional do Setor Elétrico chega ao Recife em agosto

A 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico conta com apoio do Crea-PE e reunirá os maiores especialistas para debater tendências e desafios do mercado de eletricidade

O Recife sedia a 46ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase – Região Nordeste), nos dias 14 e 15 de agosto. É a quinta vez que a capital pernambucana recebe o evento, que é organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais veículos de comunicação especializados do segmento, com apoio do Crea Pernambuco. O encontro, considerado o ponto de encontro do setor elétrico, é voltado para toda a cadeia de energia elétrica de Pernambuco e região.

Os profissionais do Crea-PE podem participar gratuitamente do evento. Basta, ao fazer a inscrição, informar o cupom CINACREA, que garante a gratuidade ao circuito. As inscrições podem ser feitas neste link. Na programação, debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.

Durante os dois dias de circuito, esta edição deverá contar com a participação de mais de 60 palestrantes, entre especialistas renomados do universo das instalações elétricas, provedores de tecnologia e de profissionais. Também devem passar pelo evento dirigentes de empresas e instituições do setor elétrico, sediadas em Pernambuco e região.

Além do conteúdo de alta qualidade técnica, o evento conta ainda com uma área de exposição com mais de 25 empresas do setor elétrico, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviço. Somados, o congresso e a feira de negócios proporcionam um ecossistema ideal para atualização profissional, realização de negócios e muito networking.

“Criado em 2010, o Cinase tem viajado por diferentes estados brasileiros, ao menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas do setor elétrico, agregadas ao conhecimento que cada estado tem a oferecer. Com este formato itinerante, o evento se consolidou como um dos mais relevantes para o segmento no País, a partir de debates e palestras que tratam sobre as principais novidades e as novas tecnologias da cadeia elétrica nacional e internacional, além de discutir questões normativas do universo da eletricidade”, explica o diretor do grupo O Setor Elétrico, Adolfo Vaiser.

Nesta edição, primeira de 2024, serão discutidos temas que estão na agenda dos principais players do setor elétrico, dentre eles: segurança cibernética, redes inteligentes e transição energética, overview sobre o cenário de desenvolvimento e de investimentos em fontes, como eólica e solar, na região do Recife. Ainda terão destaques o cenário e perspectivas sobre as redes enterradas de média tensão, os desafios e as oportunidades para tornar o sistema mais eficiente, engenharia na prática pela visão das maiores empresas de engenharia e instalação, as vantagens da GD e as oportunidades de desenvolvimento com armazenamento de energia, entre outras pautas de discussões técnicas.

Confira a programação completa aqui. Nos dois dias do evento, as atividades começam às 8h e vão até 19h, no Centro de Convenções. Em 2024 serão realizadas quatro edições do Cinase. Além do Recife, o circuito também deverá passar pelo Rio Grande do Sul, entre os dias 11 e 12 de setembro, na capital, Porto Alegre. Em seguida, nos dias 2 e 3 de outubro, o evento desembarca em Vitória (ES). Já a última edição do ano, será realizada em Brasília, entre os dias 6 e 7 de novembro.

Prêmio
Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico. Realizado sempre na véspera de cada edição do Cinase, a premiação é dividida em cinco categorias: Inovação Tecnológica; Instalações Elétricas; Projeto Luminotécnico; Pesquisa & Desenvolvimento; e Energias Renováveis.

Pular para o conteúdo