Crea-PE

Caruaru vai receber fórum do Tesla sobre a importância da Engenharia na saúde

Iniciativa faz parte das ações do Time de Estudo de Soluções Locais do Crea-PE e tem como objetivo debater com os profissionais da região a importância das engenharias pública e hospitalar

A cidade de Caruaru, no Agreste Central pernambucano, vai receber, no próximo dia 28, o Fórum: A Importância da Engenharia na Saúde. A iniciativa faz parte das ações do Time para Estudo de Soluções Locais Avançadas (Tesla) do Crea-PE e tem como objetivo ampliar o debate com os profissionais que atuam com a responsabilidade da gestão nas engenharias pública e hospitalar na região. O evento tem início às 19h30, no Centro Universitário UniFavip – Wyden, localizado na Av. Adjar da Silva Casé, 800, no bairro de Indianópolis. O acesso é gratuito, mas é necessário preencher o formulário do Google Forms clicando aqui.

Participam como palestrantes do fórum o especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar e líder do Tesla, Yuri Araújo, que abordará o tema central do evento. Para Yuri Araújo, a Engenharia garante melhorias na infraestrutura hospitalar, possibilitando que hospitais e clínicas tenham instalações seguras, eficientes e adequadas para o atendimento à sociedade. “A parceria entre as duas áreas tem garantido importantes avanços nos diagnósticos e terapias assistenciais. A avaliação de tecnologias médicas requer o atendimento a requisitos de infraestrutura, segurança, usabilidade que possam garantir longevidade aos estabelecimentos assistenciais de saúde”, ressaltou.

Para falar sobre “A importância da Engenharia Clínica na Saúde” foi convidada a engenheira eletrônica e integrante do Tesla Carol Bastos, que possui especialização em Engenharia Biomédica. De acordo com Bastos, o principal objetivo do fórum é fortalecer as bases das engenharias clínica e hospitalar em Pernambuco, estruturando soluções locais para apoiar a saúde pública e privada. “Através desse debate, buscamos identificar e conectar gestores e responsáveis técnicos das macrorregiões, ampliando o nosso cadastro e recursos nas instituições assistenciais de saúde para garantir que a Engenharia esteja sempre alinhada às melhores práticas de segurança e qualidade”, pontuou.

O presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e demais Estabelecimentos de Saúde Privados e Filantrópicos do Estado de Pernambuco (Sindhospe), George Meira, ministrará palestra voltada à gestão da Engenharia em instituições assistenciais de saúde privada. Já o engenheiro civil e consultor técnico da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caruaru, Bruno Lagos, abordará a gestão da saúde em instituições públicas.

A Engenharia impacta a saúde no desenvolvimento de equipamentos médicos simples até os complexos aparelhos de imagem e sistemas de diagnóstico e nas instalações seguras, eficientes e adequadas para o atendimento aos pacientes nas unidades assistenciais. Além do gerenciamento de sistemas de saúde, otimização de processos e gestão de recursos; e no controle de fatores que afetam a saúde da população como um todo, a exemplo de saneamento, poluição e infraestrutura.

O papel do Crea-PE na saúde

O Conselho pernambucano atua para garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados pela Engenharia em diversos setores da saúde hospitalar no Estado. Entre as atribuições estão: a fiscalização do exercício profissional, a defesa da sociedade de possíveis riscos decorrentes de projetos e obras mal executados; a promoção do Código de Ética; a atualização profissional com a oferta de cursos, palestras e publicações técnicas para o aperfeiçoamento contínuo; além da defesa dos interesses da classe na busca pela valorização profissional e em melhores condições de trabalho.

 

Pular para o conteúdo