Categories: Ago - 2023Jul - 2023

Carta de Porto de Galinhas reforça a importância do engenheiro de Pesca na segurança alimentar

Conbep 2023 reuniu cerca de 700 pessoas em Porto de Galinhas em uma série de atividades com o tema “Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar: diálogos para o futuro”

Reforçar a importância dos engenheiros de Pesca para a produção de produtos que garantam a segurança alimentar da população e fortalecer os cursos de formação nas universidades. Esses e outros encaminhamentos do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep 2023), estão na Carta de Porto de Galinhas, que foi lida, nesta quinta-feira (24), no encerramento do encontro.

O documento, entregue ao superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, Fábio Barros, também defende a implementação de políticas públicas coerentes com as atividades dos profissionais da Pesca, além da realização de concursos público. “Vamos transformar essa carta em documento oficial, que norteie a política pública do nosso ministério, e apresentar ao ministro André de Paula”, assegurou Barros.

Magda Cruz, secretária da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP), destacou que o Conbep 2023 trouxe para reflexão o tema “Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar: diálogos para o futuro”. “A produção de alimentos para segurança alimentar da população é premissa primeira do engenheiro de Pesca”, afirmou Magda Cruz, que presidiu a solenidade de encerramento.

“Os que vieram até aqui vão levar sonhos, ideias e estímulos de como mudar a realidade da produção, para tornar o país grande consumidor de alimentos de proteína animal e vegetal de origem aquática”, afirmou o presidente da Federação dos Engenheiros de Pesca (Faep-BR), Carlos Pacheco. Durante o congresso, foram apresentados 450 trabalhos, três deles premiados.

O Conbep 2023 reuniu cerca de 700 pessoas, entre engenheiros de Pesca e outros profissionais que têm ligações com produtos pesqueiros e aquícolas, voluntários e apoio, durante quatro dias, no Armação Convention Center. Para os congressistas, foram muitas as oportunidades para networking, acesso às inovações tecnológicas e capacitação, além de debates sobre temas de interesse da atividade e encontro das entidades representantes dos engenheiros de Pesca.

O encerramento contou com a participação especial do Coral Canto Livre, formado por colaboradores e inspetores do Crea-PE, que executaram o hino nacional e músicas regionais. Também houve a apresentação a nova diretoria da Faep, eleita durante o congresso, e anunciado o próximo Conbep, que será realizado em Belém (PA), em 2025.

 

Comunicação Crea-PE

Share
Published by
Comunicação Crea-PE

Recent Posts

O portal de serviços SITAC do Crea-PE ganhou novo visual

Profissionais do Sistema terão navegação mais intuitiva e facilidade nos procedimentos O Portal de Serviços…

10 horas ago

Crea-PE e Porto Digital discutem parcerias para agregar tecnologia aos profissionais da engenharia

Reunião ocorreu com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que também tratou da participação do…

13 horas ago

Crea-PE participa do 46º Circuito Nacional do Setor Elétrico no Recife

Evento reúne engenheiros eletricistas e técnicos para debater o atual cenário do segmento energético no…

13 horas ago

Seminário debate os desafios para a universalização do saneamento em Pernambuco

Evento organizado pelo CTP reuniu especialistas, profissionais,gestores públicos e sindicalistas no auditório da Fiepe O…

15 horas ago

Adiamento da abertura do edital de nº 003/2024

Informamos o adiamento da abertura do edital nº 003/2024, referente à seleção pública simplificada de…

2 dias ago

Crea-PE participa de debate sobre política habitacional em Pernambuco

Evento promovido pelo Sinduscon/PE juntamente com a Ademi/PE teve a presença do 1º vice-presidente do…

2 dias ago

This website uses cookies.