Associação Pernambucana de Engenharia Florestal entrega o Prêmio Zé Ferraz do Mérito Florestal

O presidente do Crea-PE Adriano Lucena foi agraciado em 2023 como Personalidade Amiga da Engenharia Florestal

A Associação Pernambucana de Engenharia Florestal (APEEF) realizou, na última quarta-feira (16), a entrega oficial do Prêmio Zé Ferraz do Mérito Florestal 2024. O evento aconteceu no Auditório do Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife, e também homenageou os profissionais, instituições e personalidades que se destacaram no setor florestal nos anos de 2022 e 2023. A superintendente Técnica do Crea-PE, Liliana Ramos, representou o presidente do Conselho pernambucano Adriano Lucena, agraciado em 2023, como Personalidade Amiga da Engenharia Florestal.

O Prêmio Zé Ferraz do Mérito Florestal é concedido anualmente pela APEEF com patrocínio da Mútua-PE. Este ano, além da entrega dos troféus e certificados aos vencedores da premiação, a Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a engenheira florestal e presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Ana Lícia Patriota, foi homenageada pelos serviços prestados à Engenharia Florestal e a gestão da Sociedade.

O presidente Gustavo Lima, da Associação Pernambucana de Engenharia Florestal, afirmou que o prêmio já é uma tradição no setor florestal. “Temos muita satisfação em realizar estas homenagens para os profissionais e instituições que se destacam no setor. Isso ajuda no fortalecimento da categoria e da Engenharia de Pernambuco”, pontuou Lima. Esteve presente na cerimônia o diretor da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga.

Prêmio – Natural da cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, Zé Ferraz se graduou em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 1982 e fez mestrado e doutorado em Ciências Florestais, respectivamente, em 2004 e 2011, na mesma universidade. Atuou na Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e prestou relevante contribuição profissional ao Departamento de Ciência Florestal (DCFL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Sua atuação profissional perpassou ampla experiência e conhecimentos na área da Engenharia Florestal e Recursos Florestais, com ênfase em manejo florestal, usos tradicionais dos recursos florestais, ecologia de comunidades florestais da Caatinga, análises ambientais, recuperação de áreas degradadas e matas ciliares. Além disso, Zé Ferraz deixou grandiosa contribuição em artigos e publicações técnico- científicas.