Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Sertão foi fundada em 1990 por um pequeno grupo e hoje conta com mais de 370 associados
“
A Assea tem uma importância vital para a carreira dos profissionais. Aqui, a gente conhece pessoas, faz cursos, arruma emprego, fecha negócios. Tem acesso a um mundo de oportunidades”. O depoimento do engenheiro mecânico Alexandre Bagetti mostra a representatividade da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Sertão, em seus 33 anos de existência, com sede em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
A história da entidade teve início em 1990, quando um grupo de profissionais de várias modalidades da engenharia e agronomia se reuniu em torno da fundação da entidade. Na lista, havia profissionais da Embrapa, Codevasf e Prefeitura de Petrolina. Com a escolha do conselho diretor, a eleição da diretoria foi realizada logo na segunda reunião.
Hoje, a Assea conta com 376 associados. A associação se orgulha da missão de trabalhar pelo desenvolvimento do Sertão do Estado, fato reconhecido pelo Crea-PE. Em 2022, a entidade recebeu do Conselho a comenda Lauro Borba, pelos serviços prestados à sociedade. A Assea também está presente no Crea-PE, com representação na câmara de cinco conselheiros, das modalidades de agronomia, engenharia mecânica e civil.
“Criada como uma entidade recreativa, a Assea evoluiu e hoje promove capacitação profissional e representa os interesses de seus associados junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua”, reforça o engenheiro agrônomo e segundo secretário da entidade, Renato Faccioly. “A Assea é importante para a sociedade e para nós, engenheiros, fortalecendo a união e a atuação dos profissionais na região”, completa a engenheira civil Samira Viana, que faz parte da diretoria da entidade.
O aniversário da associação será celebrado em grande estilo, nesta quinta-feira (31), na sede da entidade, com a entrega da placa comemorativa para a diretoria fundadora e a atual, o lançamento da Comenda do Mérito Osvaldo de Souza Coelho, além do anúncio da Expoagro Lagoa Grande.
“São 33 anos de muito trabalho, levando a Engenharia e a Agronomia para o Sertão de Pernambuco”, destaca o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo. Ele ressalta que as duas entidades são parceiras na missão de propagar as realizações profissionais. “A Assea é