Após minucioso levantamento contábil, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o objetivo de garantir à sociedade a prestação de serviços por profissionais e empresas habilitadas, está enviando correspondência às pessoas físicas e jurídicas que se encontram inadimplentes com as anuidades dos exercícios de 2011 e 2012. Para viabilizar a quitação de débito do maior número possível de inadimplentes, o Crea-PE poderá parcelar o débito daqueles que procurarem o atendimento na sede, nos escritórios ou nas inspetorias regionais do Interior do Estado.
Junto às correspondências estão sendo enviados boletos bancários que devem ter data de vencimento observada. A obrigatoriedade da regularização está contemplada no art. n.º 63 da Lei Federal nº 5.194/66.
Em virtude de profissionais terem Visto em vários estados do País e poderem fazer a opção de onde pagar suas anuidades, é possível que, dentre os profissionais cobrados, haja alguns que, embora suas anuidades constem em aberto, possam ter efetuado o pagamento em outro Crea. Nesses casos, o Conselho orienta que os profissionais encaminhem os comprovantes de pagamento para que o Regional possa proceder a baixa dos débitos.
ASC do Crea-PE