Além do Expediente: Basquete possibilitou ao engenheiro Antônio Azevedo oportunidade de estudo e mudança de vida

Na estreia da série Fora do Expediente, o Crea-PE conta a história do engenheiro civil e atleta da equipe master de Pernambuco 35+, Antônio Azevedo. Ele abraçou as oportunidades oferecidas pelo esporte e recebeu diploma de Honra ao Mérito do Crea-PE

O sorriso largo, brilho nos olhos e determinação são as marcas registradas do engenheiro civil Antônio Azevedo, um recifense de 40 anos de idade que chama atenção pela sua altura de 1,98 metros. Atualmente, vestindo a camisa 15 e coordenando a equipe master de Basquete de Pernambuco 35+, bicampeã Norte e Nordeste e o terceiro lugar no campeonato brasileiro, ele carrega no peito um amor especial pelo esporte que lhe possibilitou a oportunidade de sair de uma infância difícil e crescer profissionalmente.

Filho de mãe solo, Tonhão, como é mais conhecido, começou a trabalhar ainda criança, aos nove anos de idade, para ajudar em casa. Aos 17 anos, recebeu o convite para estudar em uma renomada escola privada com bolsa de basquete. Decidido a não desperdiçar a oportunidade que considerava única, resolveu dedicar-se ao esporte e ao estudo. Para ele toda dedicação não foi em vão.

“Finalizei o ensino médio e consegui ingressar na Universidade Católica de Pernambuco por meio do basquete. Como bolsista, não podia reprovar nenhuma matéria e essa condição fez com que a dedicação ao estudo rendesse a láurea acadêmica em engenharia e o diploma de Honra ao Mérito do Crea-PE”, disse emocionado. Na universidade, Antônio conquistou o terceiro lugar no campeonato brasileiro integrando a equipe de basquete universitário, ficando entre os 12 melhores jogadores da competição. Ainda na Unicap, o engenheiro civil concluiu o mestrado e, em seguida, fez o seu PHD pela Universidade do Porto/FEUP. Hoje, ele também atua como professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

“Fiquei um longo período sem jogar basquete por conta das demandas da vida, mas nunca deixei de praticar esporte, que é um dos pilares que carrego na vida: Deus, família, trabalho, esportes e lazer”, revelou o atleta. Casado com Mariana Azevedo, o casal tem dois filhos, João Pedro e Lucca.

Há três anos, Tonhão viu a possibilidade de retornar ao basquete e agora na seleção master. “Separei um tempinho diário para academia e treinos de basquete. Faço acompanhamento com equipe técnica formada por educador físico, fisioterapeuta e nutricionista, pois sei dos benefícios da prática de exercício físico para a mente e o corpo, na prevenção de doenças crônicas, além de melhorar a força, o equilíbrio e a flexibilidade”, contou o engenheiro.

Campeonatos – Nos últimos três anos, a equipe de Basquete Master de Pernambuco 35+ participou de campeonatos regionais e nacionais, conquistando, respectivamente, em 2023 e 224, a primeira colocação no campeonato N/NE 35, e o terceiro lugar este ano no Brasileiro Master 35+.

Para o final desse ano de 2024, há uma grande dificuldade da equipe de participar do XXXIX Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, que será realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, entre os dias 08 e 16 de novembro. O engenheiro e a equipe buscam incentivo de empresas que queiram abraçar o basquete pernambucano. “Há muitos gastos envolvidos entre preparação dos atletas, inscrição, passagem, hospedagem e alimentação. Os custos vão além do que muitos deles recebem em seus empregos para sustento das suas famílias”, explicou.

Ainda de acordo com o atleta, o time foi convocado em 2023 para fazer parte da seleção brasileira nos jogos Pan-Americanos e a falta de patrocínio inviabilizou a participação no evento. Para 2025, já existe uma nova convocação para representação do Brasil na na Suíça.

Interessados em apoiar o time de Basquete Master de Pernambuco 35+ podem entrar em contato com o engenheiro civil Antônio Azevedo pelo perfil no Instagram @‌pernambucomaster35.

FORA DO EXPEPEDIENTE – A nova série do Crea-PE vai contar a história de vida e a paixão dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências pernambucanos em seu tempo livre. Apresentaremos profissionais que possuem o amor e uma dedicação especial pelo esporte, música, dança, entre outras diversas atividades culturais ou de lazer.