Crea-PE

A importância da educação tecnológica para os jovens é tema de palestra na Academia Pernambucana de CIências

Apresentação foi realizada pelo engenheiro civil Carlos Calado, integrante do CTP do Crea-PE e conselheiro da Academia, nesta segunda-feira (7), na Adufepe

“Os cursos técnicos e de ensino superior de tecnologia podem contribuir para a inclusão de jovens que ficaram pelo caminho no processo de educação”. O recado foi dado pelo engenheiro civil e professor Carlos Calado, na reunião da Academia Pernambucana de Ciências (APC), que elegeu a nova diretoria para o biênio 2023-2025, nesta segunda-feira (7), no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). O encontro reuniu reitores, docentes e cientistas.

Calado, que integra o Conselho Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE e também é conselheiro da ACP, abordou o tema “A importância da educação tecnológica profissional para a juventude brasileira”. Ele destacou que é preocupante o futuro do emprego no Brasil para os jovens. Segundo Calado, é fundamental implantar mudanças que possam reverter esse quadro, que colocam o Brasil em último lugar na perspectiva futura de oportunidades de trabalho na área de automação. 

Para o professor, os trabalhadores de grupos mais vulneráveis são os que mais vão sofrer com o processo de automação. Por conta disso, ele defende a necessidade de inclusão dessas pessoas no sistema de ensino técnico e superior e a implantação de políticas públicas na área de tecnologia. Calado afirmou ainda que aqueles que têm a responsabilidade da formação precisam se ater ao que o mercado demanda. “É preciso estabelecer o diálogo entre os que formam, fiscalizam e empregam os profissionais”, ressaltou.

O superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio de Alencar, representou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, na mesa de abertura, comandada pelo presidente da APC, Anísio Brasileiro. Alencar destacou a aproximação do Crea-PE com a universidade, os programas do Conselho que são voltados aos profissionais, como o Crea Qualifica, e no debate com a sociedade, através do Crea Convida, além da participação de Carlos Calado como palestrante da reunião. 

 

Pular para o conteúdo