Encontro aconteceu na quarta-feira (20), com a eleição dos delegados do evento Valquíria Tavares e José Pereira que irão para a reunião dos dias 26 e 27 de agosto, no Recife
Carpina recebeu na noite desta quarta-feira (20) sua edição do encontro microrregional preparatório para o 11° Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). Engenheiros, agrônomos e geocientistas do município e região levaram suas contribuições visando o bem estar dos profissionais e da sociedade.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, pelo inspetor coordenador de Carpina, Paulo Ribeiro de Lemos, pelo coordenador da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior, e pela diretora geral da Mútua-PE, Roberta Meneses.
“Construir um Crea diferente exige uma parcela de contribuição e o CEP serve para isso, para construir um Crea diferente”, avaliou Lucena complementando: “O Crea é tanto meu quanto de vocês. Vamos juntos construir este Crea diferente que transforme a vida das pessoas”, destacou o presidente, fazendo o convite aos presentes.
No encontro que aconteceu na sede da Prefeitura de Carpina, foram apresentadas propostas dentro dos três eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura e Atuação Profissional. As propostas foram discutidas em três grupos referente aos temas e em seguida apresentadas para votação dos profissionais presentes.
O processo de elaboração das propostas foi explicado por Alberto Peres para que elas possam ser submetidas à aprovação no 11º CEP-PE, que acontece dias 26 e 27 de agosto, no Recife. Em Carpina, foram apresentadas e aprovadas 10 propostas.
Entre as propostas apresentadas, a do eixo de inovação tecnológica, o saneamento foi assunto de sugestões como a instituição de uma política para incentivos, de fusão, educação e financiamento de fossas ecológicas, como também a criação de programa para o aproveitamento da água das chuvas por meio de sua coleta, para consumo humano e agropecuário atrelado ao seu uso, com tecnologias que reduzam o seu desperdício.
Ainda foi proposta a criação de uma política de incentivo a utilização de fontes sustentáveis/renováveis (solar, eólica e biomassa). Na lista das sugestões apresentadas pelos profissionais de Carpina, a abertura de novas unidades de recebimentos em todos os municípios de Pernambuco, através das prefeituras, após o recebimento das embalagens e encaminhar às centrais.
Na sequência, foram eleitos os delegados de Carpina Valquíria Tavares e José Pereira, que defenderão as propostas aprovadas. Pelo processo de organização dos CEPs, o Confea custeia as despesas de um delegado, mas Lucena disponibilizou recursos do Crea-PE para custear as despesas do outro candidato. Com isso, os dois profissionais que concorreram foram eleitos delegados de Carpina. A ideia é incluir estas sugestões na pauta do Crea para o Congresso Nacional de Profissionais.
Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.