Programa criado para estimular as melhores escolhas para uma vida saudável de seus colaboradores vai funcionar com pontuação e premiar participantes
O Crea Fit é uma realidade para os colaboradores do Crea-PE. O start foi com sua apresentação oficial, explicando a missão e objetivos desta nova empreitada do Conselho para melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. A explicação sobre o funcionamento do programa ficou a cargo do coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão, Florêncio Absalão, responsável pela implantação do 8S no Crea-PE. Em seguida, veio a palestra “Importância da atividade física para qualidade de vida das pessoas”, ministrada pela médica especialista em saúde da família Luciana Carvalho. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (4), no formato virtual.
O programa foi criado dentro do propósito da gestão de um Crea-PE para todos, com melhorias em todas as áreas. E a saúde será contemplada neste programa. Absalão explicou que, para estimular a participação, o Crea Fit vai trabalhar com a gameficação, onde as atividades desempenhadas rendem pontos. Ao longo do ano, os três maiores pontuadores são premiados.
Conforme Florêncio Absalão, podem participar todos os colaboradores do Crea, bem como os profissionais do Sistema e parentes. Estes dois últimos não entram na contabilidade da pontuação. “Um dos focos do trabalho é melhorar a saúde das pessoas. Ninguém é obrigado a participar. Elas estão sendo convidadas”, observou
Para concorrer na gameficação, é preciso fazer a inscrição neste formulário aqui. Além dos seus dados, precisa incluir uma avaliação cardiológica. Ela é necessária para toda e qualquer atividade física feita. Se você não tem doenças cardíacas ou outros problemas que tenham acompanhamento médico, uma avaliação de até um ano é válida, segundo a médica Luciana Carvalho.
Além da inscrição, para pontuar, no caso das atividades físicas, é preciso baixar um aplicativo que quantificará sua atividade. É o Under Armour Map My Fitness, disponível para Android (neste link) e IOS (neste link). Com o app instalado, é preciso fazer o cadastro, colocando seus dados e e-mail. A cada atividade física que você faça e registre no aplicativo, pontos são somados para você. Vale desde caminhada, crossfit, academia, natação, corrida, pedalada, futebol, vôlei. Qualquer atividade física.
O aplicativo funciona com desafios. Foi criado o Desafio Crea Fit. É neste desafio que serão marcados os pontos. O app é no estilo de uma rede social, onde você precisa aceitar ou enviar solicitação de amizades entre os inscritos para participar dos desafios criados ou até criar os próprios desafios e convidar pessoas para participarem.
Mas a pontuação para o Crea Fit só vale no Desafio Crea Fit, claro. É preciso localizar no app o perfil de Florêncio Absalão (que criou o desafio), solicitar amizade e aceitar o convite para o desafio.
Neste Desafio Crea Fit, são contabilizadas as calorias gastas em cada atividade. E você seleciona a atividade, que vai desde caminhada, corrida, ciclismo em estrada, treino na academia, caminhada com cão, aulas de yoga. A lista é vasta.
A ideia é já contabilizar o que você faz na sua rotina e para quem não faz incentivar a prática de atividade física. Se você é do tipo que precisa de encorajamento, por que não cria um grupo de atividade? Tem até um grupo de WhatsApp, com alguns colaboradores do Crea, onde as pessoas organizam passeios ciclísticos, atividades em conjunto. O grupo é o “TodosFit”. Se tiver interesse em participar, pode entrar aqui por esse link.
A inscrição no programa e o cadastro no aplicativo são independentes. Você pode fazer um e depois o outro. Mas a premiação só vai para quem estiver inscrito nos dois e obviamente ficar entre os três primeiros colocados.
Além das pontuações das atividades físicas, terão outros indicadores, com a participação nas palestras e até seu IMC (Índice de Massa Corporal), que considera seu peso e altura. Absalão explicou que é preciso informar seu IMC no início do programa e ao final do ano fazer a comparação. “Se estiver com um IMC alto e perde 10%, será revertido em 10 pontos. Estamos fechando a tabela de pontuação”, destacou.
E o controle da obesidade está entre um dos benefícios da atividade física citado pela palestrante Luciana Carvalho. “Entre os benefícios temos a melhoria da saúde mental, com o aumento da autoestima, ganho na capacidade cognitiva, redução de ansiedade, tensão, estresse, sem falar na redução do risco de depressão”, enumerou a médica.
A palestra foi gravada e será disponibilizada, breve, na TV Crea, no YouTube para os colaboradores que não puderam participar. O próximo tema será nutrição. Neste encontro, será abordada a necessidade da boa alimentação para uma vida saudável. Tem algum assunto de seu interesse para seu bem-estar e que gostaria que fosse tema de uma palestra ou de alguma atividade? Manda sugestão para o e-mail creafit@creape.org.br. Todas as sugestões são muito bem-vindas.