Crea-PE lança Programa Mulher e fomenta protagonismo feminino na engenharia, agronomia e geociência

Lançamento acontece nesta quinta-feira (30), às 17h, na sede do auditório da sede do Conselho, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube

Lugar de mulher é onde ela quiser. Principalmente nas engenharias, agronomia e geociências. Para ampliar o protagonismo feminino neste universo, o Crea-PE lança nesta quinta-feira (30), às 17h, no auditório da sua sede, o Programa Mulher Pernambuco. A iniciativa busca a equidade de gênero no campo profissional, com a criação de políticas e programas atrativos e que deem destaque às mulheres. O lançamento, em formato híbrido, contará com a presença da vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), e da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT).

O lançamento do programa terá transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. A iniciativa está em sintonia com o programa nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua. A equidade de gênero passa pela melhoria no percentual de mulheres registradas no Confea. Hoje, o índice gira em torno de 15% no total de profissionais registrados. O Programa Mulher tem como desafio principal buscar caminhos para estimular a participação feminina como autoras principais dentro do sistema. A iniciativa prevê a formatação de políticas e programas atrativos e que deem destaque às mulheres.

Em Pernambuco, o índice de registradas é um pouco acima do nacional. O Crea-PE contabiliza cerca de 66 mil profissionais registrados, dentre engenheiros, agrônomos, geólogos e tecnólogos. Do total, 20% são mulheres. Para Eloisa Moraes, conselheira do Conselho, o número é menor do que o de estudantes mulheres que passam pela universidade. Isso dá margem para ampliar essa participação feminina no Crea-PE.

“Por algum motivo, as mulheres saem da universidade e acabam não exercendo a profissão. A gente quer mostrar que o Crea para elas, atraí-las para o mercado de trabalho, mostrar que há espaço para elas. Existe mercado e elas podem exercer suas funções, e não apenas se graduar”, assegura a conselheira.

A iniciativa da captação de mulheres para o Sistema Confea/Crea e Mútua começou em 2018. Tem por base as principais diretrizes do Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal, além de acordos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW).

O programa também está comprometido com o objetivo de desenvolvimento sustentável número 5 da agenda 2030 da ONU. Isso porque busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático.

No lançamento do programa, serão homenageadas seis profissionais de destaque na área acadêmica e empresarial. A lista das agraciadas é composta por Maria de Lourdes Alcoforado, engenheira eletricista; Suzana Gico, engenheira civil; Regina Gaudêncio, engenheira civil; Maria do Carmo Sobral, engenheira civil; Marta Lúcia Rolim, engenheira civil; e Maria da Conceição Cabral, engenheira civil.

Para o lançamento, ainda estarão presentes as representantes do Comitê Nacional do Programa Mulher: Fabyola Resende, engenheira eletricista e segurança do trabalho; Nanci Walter, engenheira ambiental; e Michele Costa Ramos, engenheira mecânica, que também representa o presidente do Confea, Joel Krüger. Além de Giucélia Figueiredo, engenheira agrônoma, que vem representando a Mútua Nacional.

COMITÊ
Para propor e coordenar as atividades de valorização do protagonismo feminino foi criado o comitê pernambucano do Programa da Mulher. Ele é formado por Eloisa Moraes, engenheira civil; Giani Camara, engenheira de segurança do trabalho; Jaciara Marques, engenheira de segurança do trabalho; Cláudia Alcoforado, engenheira civil; Roberta Meneses, engenheira civil; Pompéia Lins, engenheira eletricista; e Adriano Lucena, engenheiro civil e presidente do Crea-PE.