- Ouvidoria
- Programa de Conduta e Integridade
O Crea-PE quer ouvir você!
A Ouvidoria do Crea-PE atua como mediadora de conflitos, buscando soluções justas e eficientes com ética, sigilo e transparência. Ajude a aprimorar os serviços públicos por meio de reclamações, elogios ou sugestões, ou ainda, registre uma denúncia.
Agora, ficou ainda mais fácil registrar sua demanda. O Crea-PE faz parte do Fala.Br, plataforma integrada de ouvidorias da Controladoria Geral da União (CGU), que reforça nosso compromisso com a transparência e eficiência no atendimento.
Quando procurar a Ouvidoria
Antes de acionar a Ouvidoria, entre em contato com o setor responsável pela sua demanda. É importante saber que a Ouvidoria atua na mediação das demandas em última instância, após serem esgotadas todas as possibilidades de atendimento pela área específica.
Veja qual é a sua demanda
Acesso à informação: Solicite informações sobre os serviços e atividades do Crea-PE.
Denúncia: Denuncie irregularidades ou atos ilícitos relacionados às atividades do Conselho.
Elogio: Reconheça e elogie os serviços prestados pelo Crea-PE.
Reclamação: Manifeste sua insatisfação com algum serviço ou atendimento.
Simplifique: Sugira formas de simplificar os processos e serviços do Crea-PE.
Solicitação: Faça um pedido específico ao Crea-PE
Sugestão: Apresente ideias para melhorar os serviços e atividades do Conselho
Como utilizar o Fala.BR
1 – Acesse aqui a plataforma Fala.BR
2 – Escolha o tipo de manifestação que deseja realizar
3 – Cadastre sua solicitação e acompanhe o andamento de forma online.
ATENÇÃO
Consultas técnicas, jurídicas e relacionadas à atribuição profissional devem ser protocoladas e analisadas pelas Câmaras Especializadas. Clique aqui selecione “Solicitações Usuário Externo PF/PJ e cadastre um protocolo de Outras Solicitações.
Se você já tem cadastro, acesse a área profissional/empresa/leigos pessoas físicas ou jurídicas e registre a solicitação.
Denúncias contra profissionais registrados no Crea-PE relativas à ética profissional devem ser protocoladas no Conselho, em cumprimento à resolução 1004/2003 do Confea. Para registrar uma denúncia, clique aqui. Selecione Solicitações Usuário Externo PF/PJ e cadastre um Protocolo. No Grupo de Assunto, selecione “Profissional” e em Assunto escolha “Denúncia Ética Profissional”.
Se você já tem cadastro, acesse a área Profissional/empresa/leigos Pessoas Físicas ou Jurídicas e cadastre a solicitação. A denúncia será encaminhada à Câmara Especializada da modalidade do profissional para análise e decisão.
Denúncias sobre obras ou serviços sem a presença de profissional habilitado podem ser registradas clicando aqui.
Localização
Rua da Hora, 570, Espinheiro – Recife/PE
CEP: 52020-015
Horário de Atendimento
2ª a 6ª feira das 09h às 15h
Para mais informações sobre a Ouvidoria do Crea-PE, envie um e-mail para ouvidoria@creape.org.br ou entre em contato pelo telefone (81) 99148.5123.
Programa de Conduta e Integridade
O que é?
O Programa de Conduta e Integridade do Crea-PE foi criado com o objetivo de consolidar uma
cultura ética e responsável em todas as esferas de atuação da autarquia.
Qual o objetivo?
Assegurar que todas as atividades do Crea-PE sejam conduzidas de acordo com os valores de
probidade, respeito aos direitos humanos, sustentabilidade e transparência, tanto nas relações
internas quanto externas.
Ações do programa
Cultura ética – difundir a importância da ética e da integridade em todas as operações,
fortalecendo a confiança da sociedade no Crea-PE.
Conformidade legal – garantir que todas as ações do Crea-PE estejam em conformidade com a
legislação vigente, especialmente no que se refere ao combate à corrupção e às práticas
ilícitas.
Responsabilidade pessoal – estabelecer padrões claros de conduta para os colaboradores e
parceiros.
Combate e prevenção à corrupção – implementar mecanismos eficazes para prevenir e
combater fraudes, corrupção e conflitos de interesse.
Sustentabilidade e responsabilidade social – integrar práticas sustentáveis no dia a dia da
instituição, alinhadas com o desenvolvimento social e ambiental.
Princípios fundamentais
Ética e probidade
Transparência
Responsabilidade social
Respeito aos direitos humanos
Abrangência
Colaboradores – todos os servidores, terceirizados e estagiários, independentemente de
função ou vínculo.
Fornecedores e parceiros – empresas e entidades com relação contratual ou que prestem
serviços ao Crea-PE.
Agentes públicos e terceiros: todos que interajam ou representem o Crea-PE.
Benefícios
Transparência nas atividades
Melhoria da governança
Proteção contra riscos
Aprimoramento da cultura organizacional
Sustentabilidade e responsabilidade social
Código de Conduta e Regras Anticorrupção
Estabelece padrões claros de comportamento ético. Proíbe expressamente qualquer forma de
corrupção, suborno ou favorecimento, e assegura que todos os colaboradores, parceiros e
prestadores de serviço ajam de acordo com esses princípios. Clique aqui e acesse o Código.
Sanções e consequências
A violação dos princípios do programa pode resultar em medidas disciplinares, que variam
desde advertências até a rescisão de contratos. As irregularidades que envolvam corrupção
são reportadas às autoridades competentes para as devidas sanções legais.
Denuncie
Para registrar denúncias de violações ao Código de Conduta é só acessar aqui.