Após os informes da reunião do Fórum dos Presidentes de Creas do Nordeste, que acontece no Marante Plaza Hotel, no Recife, nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), ainda pela manha o presidente do Conselho cearense, Victor Frota, motivado pela palestra feita em Teresina/PI, pelo professor Mário Antonino, na última reunião do grupo, sobre convivência com a seca, tratou da difícil situação por que passa o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
“O órgão está sucateado com estrutura deficitária, com a sua reestruturação se arrastando tendo sido, inclusive, instinto e reaberto posteriormente. Pela sua importância precisa da nossa ajuda. Por isto, queríamos sugerir que na próxima reunião haja a participação de pessoas do órgão para nos falar sobre a real situação e perspectivas do órgão”, pediu o presidente, que teve como resposta do presidente José Mário, a promessa de tentar viabilizar a participação de um representante do DNOCS, para falar sobre a real situação do DNOCS, na reunião marcada para a sexta-feira (04).
O presidente do Crea-BA disse ainda que o momento é crítico. “Temos que tomar decisões políticas e técnicas. A coisa mais segura é sermos conservadores na forma de administração sob pena de não termos o que administrar em 2015. O Confea tem que avaliar questões maiores como a representação dos técnicos dentro do Sistema procurando viabilizar maior participação dos técnicos dentro do órgão que os fiscalizam. Outro ponto a ser avaliado sobre a saída dos técnicos do Sistema é a importância da profissão para sociedade. Precisamos abrir espaço político para que os técnicos participem das decisões das outras profissões que compõem o Sistema. A divisão leva ao enfraquecimento do poder. Perdemos com a saída dos arquitetos e perderemos com a saída dos técnicos. Temos que aprender a discutir as diferenças e aprender a respeitar as leis. Proponho que o Confea tome decisões acerca dessas questões”, defendeu o presidente baiano.
A reunião, que continuou à tarde, contou ainda com a participação do assessor do Crea-BA, Genivaldo Barbosa, da assessora do Crea-AL, Denise Chagas do 1 vive-presidente do Crea-MA, Antônio de Pádua Angelim, além do vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, do chefe de Gabinete, Osvaldo Fonsêca; do superintendente, Roberto Arraes e da assessora, Giani Camara.
Dilma Moura
ASC do Crea-PE