Palavra do Presidente

Continuidade e avanço. Essas diretrizes vão nortear a segunda gestão à frente do Crea Pernambuco. O trabalho engloba a valorização profissional, prestação de serviço de qualidade à população, fiscalização que garanta segurança à sociedade e profissionais, além de implementar iniciativas para a equidade de gênero no mercado de trabalho das Engenharias, Agronomia e Geociências.

A valorização profissional vai além do acolhimento dos Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas. Passa por sua remuneração, com a vigilância constante ao pagamento do Salário Mínimo Profissional, em respeito à Lei Federal nº 4950- A. O Conselho vem frequentemente ouvindo seus profissionais e denúncias de descumprimento do teto, além de buscar ferramentas legais que assegurem um direito que é nosso.Entre os anos de 2021 e 2023, 37 medidas foram adotadas pelo Conselho para garantir o Salário Mínimo Profissional. Destas 21 administrativas e 16 judiciais.

O pagamento de um salário digno ao engenheiro não pode ser visto como um custo, mas como um investimento. Um empenho na qualidade do serviço e segurança para a sociedade. É necessária uma participação dos próprios profissionais para empunharem a bandeira que não é de uma gestão, mas de todos e todas do Sistema Confea/Crea.

A fiscalização preventiva também é uma prioridade do Crea Pernambuco. Para isso, foram adotadas iniciativas de monitoramento contínuo, com cruzamento de dados e georreferenciamento, facilitando traçar um planejamento com resultados práticos. Isso confere à população segurança na execução dos serviços de profissionais que são capacitados para realizá-los, bem como assegura aos próprios profissionais uma concorrência leal e justa.

Os números comprovam que o planejamento funciona. Apenas em 2023, mais de 20 mil fiscalizações foram realizadas. Isso significou um aumento de 25,9% entre o primeiro ano desta gestão e o último, até novembro. Além da cobertura de 100% dos municípios pernambucanos.

O Crea-PE defende ainda que a Engenharia, Agronomia e Geociências podem e devem ser instrumento de melhoria na qualidade de vida e bem-estar social. Por isso, o Conselho fomenta um canal de comunicação direto com a sociedade, ouvindo as demandas da população e buscando soluções viáveis e sustentáveis. Com esse propósito, convocamos atores que possam atuar na viabilização da solução desses problemas, com entidades de classe, poder público e entidades privadas.

Nesta construção, o Crea também vem intensificando sua escuta com a implantação de um canal direto de comunicação com seus profissionais, com a criação de grupos de WhatsApp de todas suas inspetorias regionais, além do Recife, somando 19 grupos, além de um canal direto com os conselheiros. Até o final de 2023, após seis meses de implantação, os grupos já somavam mais de 2.400 profissionais conectados com o Crea. Esta ferramenta agiliza o esclarecimento de dúvidas e permite a coleta de sugestões com intuito de melhorar processos, trazendo para perto as necessidades e anseios dos profissionais.

Numa iniciativa inédita, o Crea Pernambuco lançou o programa Crea Qualifica para atender exatamente um dos principais pleitos dos profissionais: a qualificação continuada. O programa oferece cursos, seminários, workshops, nas mais diferentes áreas e todos de forma gratuita.

Todos os treinamentos capacitam os profissionais para as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Melhor: os temas são escolhidos pelos próprios profissionais, contemplando as mais diversas modalidades e sendo realizados em todas as regiões de Pernambuco. Em torno de 3 mil participantes foram beneficiados pelo Crea Qualifica, que alcançou um número de 6,3 mil inscritos, além de mais de 70 cursos, workshops e palestras gratuitas para os profissionais registrados.

O ineditismo do Crea Qualifica inspirou um artigo científico que será apresentado no 5º Congresso Português de BIM, em maio, em Lisboa. O evento é referência mundial sobre a ferramenta. O tema BIM figurou em primeiro lugar no ranking dos pedidos dos profissionais para capacitação, originando o curso de Introdução ao BIM. Este artigo aponta caminhos para novos desdobramentos da aplicação do BIM em novos cursos, além de compor um modelo que pode ser replicado em outros Conselhos.

A equidade de gênero é mais uma luta prioritária do Crea Pernambuco desde a primeira gestão, quando no primeiro ano do mandato já foi implementado o Programa Mulher Pernambuco. A iniciativa ganhará ainda mais protagonismo dentro das ações que serão realizadas durante este segundo mandato.

O programa está comprometido com o objetivo de desenvolvimento sustentável número 5 da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Num Estado onde 44% da população economicamente ativa são mulheres, a valorização feminina impacta na economia e no desenvolvimento de Pernambuco.

O planejamento e execução de ações para realizar as metas traçadas conta com um time de gestores comprometidos com as entregas de qualidade. Temos confiança no resultado do crescimento contínuo que apresentamos ao longo de 2023, com destaque para os valores e as práticas de relacionamento construídos ao longo do ano.

A confiança e a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, sempre reafirmando o protagonismo do Conselho e seu papel de fomentador de debates e avanços importantes para a sociedade. Sigamos firmes e motivados para cumprir nossa missão com compromisso, ética e transparência.

Adriano Lucena
Julho de 2024