Recife, 25 de fevereiro de 2010 – O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de Pernambuco (IAB-PE) realizou, na última segunda-feira (22), a solenidade de entrega do Prêmio IAB-PE 2009, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. A solenidade foi comandada pela presidente do Instituto, Vitória Andrade, seguida de um coquetel, na sede do IAB-PE, localizada em frente ao cinema. A premiação, que voltou a ser realizada após 40 anos, teve como objetivo dar destaque à produção intelectual e profissional dos arquitetos do Estado de Pernambuco, que, hoje, rompem fronteiras e estão entre os que mais se destacam no segmento.
O prêmio contemplou arquitetos residentes em Pernambuco, com projetos ou obras concluídas nos últimos dez anos no Estado. Foram inscritos 70 trabalhos, sendo 48 na categoria de arquitetura, sete de interiores, dois de paisagismo, três de urbanismo, dois de habitação de interesse social e oito de estudantes.
O júri foi composto pelos arquitetos Ovídio Pascual Maestre, Fernando Luiz Alves Guerra e Fernando Diniz Moreira. Após cinco reuniões, o júri concedeu oito prêmios nas diversas categorias, sendo um para estudantes. Entre eles estão os seguintes prêmios especiais: “Delfim Amorim para projeto”, “Luiz Nunes para obra construída” e “Janete Costa para interiores”, em homenagem a estes profissionais, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da arquitetura pernambucana.
Também houve 12 menções honrosas, sendo duas delas para estudantes. Com a premiação, foi iniciada a agenda de eventos culturais do IAB-PE, que culminará com a realização do XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos, que acontece, no Recife, em junho de 2010, com público estimado de cinco mil profissionais de todo o Brasil.
Confira os vencedores do Prêmio:
MENÇÃO HONROSA
Projeto do Edifício Montezuma, de autoria do arquiteto Roberto Montezuma – AFM Arquitetos.
Categoria Arquitetura Construída, Residência Multifamiliar
Projeto do Edifício Brunello Di Montalcino, de autoria dos arquitetos Luiz Rangel Moreira, Sylvia Rangel e Albérico Paes Barreto, da Rangel Moreira Arquitetos Associados.
Categoria Arquitetura Comercial Construída
Projeto do Atacado dos Presentes da Torre, de autoria dos arquitetos Luiz Rangel Moreira, Sylvia Rangel e Albérico Paes Barreto, Rangel Moreira Arquitetos Associados
Categoria Arquitetura Comercial Não-Construída
Projeto do Shopping Marista, de autoria dos arquitetos Luiz Rangel Moreira, Sylvia Rangel e Albérico Paes Barreto, Rangel Moreira Arquitetos Associados.
Categoria Arquitetura de Interiores
Projeto da Loja “Na Rua”, de autoria do Escritório Santos & Santos Arquitetura.
Categoria Arquitetura Corporativa Não-Construída
Projeto do Corporate Towers, de autoria do arquiteto Roberto Montezuma, da AFM Arquitetos.
Categoria Arquitetura Corporativa Não Construída
Projeto do Empresarial Ilha do Leite, de autoria dos arquitetos Carlos Fernando Pontual, João Domingos Azevedo e Rafael Souto Maior.
Categoria Arquitetura Institucional Não-construída
Projeto da Sede da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), de arquiteto Roberto Montezuma, AFM Arquitetos.
Categoria Paisagismo
Projeto de Reurbanização da Praça Monsenhor de Arruda Câmara, no município de Afogados da Ingazeira, de autoria dos arquitetos Múcio Jucá e Vera Freire.
Categoria Arquitetura Comercial
Projeto do Ponto de Vendas da Tintas Iquine, de autoria dos arquitetos Albérico Paes Barreto, Maristela Lima, Frederico Perman e Tereza Perman.
Categoria Estudantes
Projeto Casa de Borsói, de autoria de Bruno Firmino, Camila Maia, Juliana Muniz e Luiz do Monte.
Categoria Estudantes
Projeto Casa de Borsói, de autoria de Aline Lopes e Liliane Dantas.
Projeto da Residência Derby, de autoria dos arquitetos Bruno Lima, Chico Rocha e Lula Marcondes, O Norte Oficina de Criação.
Projeto do Corais Flat, de autoria dos arquitetos Vera Pires, Roberto Ghione e Mariza Brito.
Projeto da Galeria Casa Grande, de autoria dos arquitetos Vera Pires, Carmen Mayrinck, Antônio Amaral e Roberto Ghione.
Prêmio Luiz Nunes na Categoria Arquitetura Construída, Corporativa
Projeto do Edíficio JCPM Trade Center, de autoria do arquiteto Jerônimo Cunha Lima.
Projeto do Club Nox, dos arquitetos: João Domingos Azevedo, Rafael Souto Maior, Lívia Brandão e Juliano Dubeaux.
Prêmio Luiz Nunes na Categoria Arquitetura Construída, Saúde
Projeto do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, de autoria dos arquitetos Adolfo Jorge Cordeiro, Dinauro Esteves, Marcos Germano Silva e Pablo Patriota.
Projeto do Lemon Loft, de autoria do arquiteto Bruno Ferraz.
Projeto Casa de Borsoi em Apipucos, de autoria de Eduardo Kenji.
Conjunto da Obra do arquiteto Wandenkolk Tinoco.
Da Assessoria de Comunicação do IAB-PE