Geólogo lança livro sobre barragens na sede do Crea-PE

Acontece, na próxima sexta-feira (14.09), a partir das 19h, no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) a Sessão Solene de Lançamento do livro, Geologia de Barragens, de autoria do geólogo, Waldir Duarte Costa.

Na oportunidade o geólogo fará palestra sobre a edição que tem como público alvo, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, estudantes e interessados na área de geotecnia.

De acordo com o autor, o papel da Geologia na otimização de um projeto de barragem é essencial e abrangente, garantindo uma obra segura, econômica e com inserção ambiental de menor impacto, assim como, permite, desde o início dos estudos, analisar a viabilidade do projeto pretendido.

Com 30 anos de experiência no ensino da Geologia e atuação na consultoria geológico-geotécnica de projetos e construções de barragens, Waldir Duarte apresenta, de forma didática, os principais conhecimentos da área, relacionados às obras em fazes de viabilidade, de projetos básicos e executivos. Também estão contemplados esclarecimentos acerca de investigações de campo, laboratório, estudos de bacia hidrográfica e seções hidráulicas, assim como também, os eixos do barramento e obras complementares e critérios para a escolha do tipo de barragem, entre outros aspectos técnicos importantes para a obra.

Ao final da palestra, o autor autografará os livros e, coquetel que será servido ao público presente.

Apoios – A publicação obteve apoio de diversas entidades como: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE); Oficina de Textos; EcoGel; Soll Serviços, Obras e Locação; Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE); Costa Consultoria; CPRM; Serviço Geológico do Brasil; Clube de Engenharia de Pernambuco; Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE); Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PE); Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco (AGP) e da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas – Núcleo/PE)

CURRICULO

O autor do livro Waldir Duarte Costa é Geólogo graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1962 obteve o título de mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o de doutor pala Universidade de São Paulo (USP), ambos na especialidade de Geotecnia. Licenciou, até 2006, a disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia na UFPE, PUC-RIO, UFF e UFMG. Em empresas onde trabalhou e nas suas próprias contabilizou a participação em projetos ou como consultor na construção de 171 barragens em todo o País.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE