O segundo dia do 3° Seminário de Lideranças Regionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado de sexta-feira (27) a domingo (29), no Garanhuns Palace Hotel, teve início com as palestras do engenheiro agrônomo Mário Amorim e do economista Manoel Galindo. Durante a manhã deste sábado (28), conselheiros, inspetores, presidentes de entidades de classe e sociedade civil discutiram questões de ética e transparência.
Abrindo os trabalhos da manhã, Mário Amorim, ex-conselheiro federal, ministrou palestra intitulada “Ética: Uma abordagem Multidisciplinar”. Na ocasião, o engenheiro trouxe importante conceitos trabalhados por importantes pensadores da sociedade e comandou um debate sobre a temática.
Em seguida, o economista Manoel Galindo, diretor executivo da Transparência Brasil, fez a apresentação do projeto “Tá de Pé”. A iniciativa permite o monitoramento participativo da construção de escolas e creches públicas. O projeto prevê o desenvolvimento do aplicativo “Tá de Pé”, que ajudará a pressionar governos locais a entregarem as obras sem atrasos e má-gestão de recursos públicos.
“Segundo dados do Ministério da Educação, em 2014, 20% das obras em escolas em andamento foram abandonadas ou paradas e 34% estavam com atrasos superior a 277 dias. Nesse contexto, nós decidimos fiscalizar, vistorias, mostrar que estamos de olho”, explicou Galindo.
A manhã do sábado (28) ainda contou com palestras do diretor de Tecnologia da Mútua, Marcelo Morais, e do engenheiro florestal Nielsen Christianni sobre Planejamento Participativo – Conhecimento & Inovação. A programação do encontro continua na tarde deste sábado (28) com reuniões temáticas para conselheiros – novos e veteranos, inspetores e presidentes de Entidades Regionais.
Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE