Crea-PE

Conselheiro federal conhece curso de Engenharia da Complexidade da Unicap

Universidade solicitou a definição das atribuições profissionais ao Conselho Federal

O conselheiro federal Osmar Barros, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Confea, conheceu, nesta quinta-feira (21), a estrutura do curso de Engenharia da Complexidade da Unicap. A visita foi articulada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Pioneiro no País, o curso está em processo de definição das atribuições profissionais junto ao Confea.

Barros e Lucena foram recebidos pelo reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, pelo vice-reitor, Padre Delmar Cardoso, coordenadores e professores da universidade. Pelo Crea-PE participaram o engenheiro civil Maurício Pina, integrante do Comitê Tecnológico de Pernambucano (CTP) e também professor da Unicap, e o secretário de Apoio ao Colegiado, Thiago Gomes.

O presidente do Crea-PE destacou a importância do curso, que foi discutido com o Conselho desde antes da sua implementação. “Entendemos que fazer Engenharia tem que ser de forma criativa e inovadora. A Universidade Católica teve a coragem de fazer esse curso. O mercado está cheio de oportunidades, mas requer pessoas bem formadas”, afirmou Lucena. Já o reitor ressaltou a relevância do curso para a universidade. “A Engenharia permitiu à Unicap reivindicar o título de universidade e mais vez nos leva a inovar”, declarou.

Após a recepção na Reitoria, Osmar Barros conheceu as diretrizes do curso de Engenharia da Complexidade, trocou ideias com professores e alunos, e percorreu os laboratórios onde são realizadas as atividades práticas, desde o primeiro período da graduação. “Fiquei positivamente impressionado com a qualidade. Agora, vamos seguir o rito para análise das atribuições profissionais dos engenheiros que serão formados”, explicou.

O curso vai formar profissionais multidisciplinares, que dominam várias áreas com bom nível de profundidade, segundo o coordenador da graduação Fernando Nogueira. São quatro turmas de alunos, que podem estudar até dois anos na França, Equador, Filipinas, Índia e alguns países da África. A Unicap também recebe alunos dos países parceiros. As aulas e as atividades são simultâneas nas universidades parceiras.

O conselheiro federal também visitou a sede provisória do Crea-PE, onde foi recebido pelo presidente Adriano Lucena e pelo chefe de Gabinete, Marcos Carvalho. Osmar Barros relatou a visita feita na Universidade Católica e suas impressões a respeito do curso de Engenharia da Complexidade. Ele assegurou que dará celeridade à análise do processo da Unicap no Confea.

Pular para o conteúdo