Minuta do documento foi apresentado ao Crea-PE
Uma minuta da política estadual de arborização foi apresentada, na última segunda-feira (4), à Presidência do Crea-PE. O documento está sendo construído pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), com a participação da Câmara de Engenharia Florestal do Conselho. A ideia é disciplinar o plano de arborização nas áreas urbanas nos municípios do Estado.
A apresentação foi feita pelo conselheiro do Crea-PE e presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF), Gustavo de Lima, e pelo gerente técnico da Semas-PE, Antônio Ferreira. Segundo Lima, a ideia é apresentar a minuta e debater o projeto nas dez regiões de desenvolvimento do Estado, com apoio do Crea-PE.
O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que as ações para a construção do plano de arborização podem ser debatidas no programa Crea Desenvolve. “Precisamos analisar o documento e estudar como o Crea-PE pode participar, dentro da estrutura que possui”.
O conselheiro federal Nielsen Christianni, representante de Pernambuco no Confea, pontuou que a arborização deve ser uma política pública. Já Antônio Ferreira destacou a necessidade de incluir no plano as diretrizes para os municípios e o aprofundamento do debate, através de oficinas. Também participou da reunião o coordenador de Inspetorias do Crea-PE, Plínio Sá.