Iniciativa de uso de descarte de placa de gesso na agricultura pode ser fruto de parceria com Gypway, holding que reúne as 10 maiores mineradoras da região
O segundo dia da 9ª edição da Feira e Exposição Internacional das Indústrias do Gesso (ExpoGesso), em Trindade, nesta sexta-feira (25) já rendeu frutos para futura parceria. O Crea Pernambuco promoveu um encontro entre a iniciativa privada e um projeto acadêmico. O administrador da Gypway, uma holding que reúne as 10 maiores mineradoras da região, Werson Kaval, foi apresentando ao sistema desenvolvido pelo Departamento de Agronomia da Faculdade De Ciências Agrárias De Araripina (Faciagra) de viabilizar solos impróprios para o plantio usando exatamente os resíduos de placas de gesso.
O encontro foi intermediado pelo inspetor secretário de Araripina, João Lucas Barbosa. Por ser engenheiro de minas, Barbosa presta serviço a empresas da Gypway e viu a viabilidade de gerar essa conexão. Werson Kaval ficou impressionado com o projeto e assegurou que vai apresentar ao grupo o projeto capitaneado pela coordenadora do curso de Agronomia, a professora Karla Campos, e do professor Carlos Vergara para formatarem uma proposta que atenda os interesses de ambas as partes.
Conforme as informações de Kaval, o grupo das 10 maiores mineradoras da região responde hoje por um volume de compras anual na casa dos R$ 50 milhões, resultando num montante considerável de descartes de placas de gesso por parte da holding. João Lucas Barbosa fala que é possível prospectar uma central de resíduos, viabilizando a execução do projeto da Faciagra, e dar uma destinação sustentável. Segundo ele, é usar a engenharia para fazer a diferença no desenvolvimento econômico da região.
A experiência do projeto foi apresentada no estande do Crea Pernambuco. O solo recebia o tratamento e, dependendo da amostra, a filtragem pode ser realizada já a partir da primeira meia hora do início do processo. Pelo estande do Crea, estiveram o inspetor coordenador de Petrolina, Anízio Godoy, além do coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Burguinvol Alves e do diretor-administrativo da Mútua-PE, Aerton Nepomuceno. A Expogesso encerra na noite deste sábado (26).