A coordenadora da Câmara Especializada de Elétrica, a engenheira elétrica Roseanne Araújo, representou o Conselho no evento.
O Crea-PE participou da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O evento foi aberto na terça-feira (15) e segue com programação até esta quinta-feira (17), no campus Recife, localizado no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital pernambucana. Este ano, a iniciativa aborda como tema “Desafios e perspectivas sustentáveis dos Biomas Brasileiros – Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.
A coordenadora da Câmara Especializada de Elétrica, a engenheira elétrica Roseanne Araújo, representou o Conselho pernambucano na programação da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias. Ela participou nesta quarta-feira (16) do Trend Talks, um painel sobre transição energética com especialistas do setor, no mini auditório do Instituto, no Bloco A. Participaram do debate o eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do IFPE, Francisco Melo; e o técnico do Instituto Carlos Dias; além do engenheiro eletricista da Universidade de Pernambuco (UPE), Domingos Gama.
Para a engenheira elétrica Roseanne Araújo, a transição energética envolve a mudança da forma como geramos, distribuímos e consumimos energia no nosso dia a dia. “Atualmente, 47% da matriz energética do Brasil já é proveniente de fontes renováveis. Dessa forma, temos uma janela de oportunidade de 53% da energia usada no país que pode ser alvo desta transição energética”, explica.
Ainda de acordo com ela, o Crea-PE acompanha este desenvolvimento e está se adaptando a nova realidade do mercado. “O Conselho oferece aos profissionais do Sistema cursos, treinamentos e palestras alinhados com as exigências do mercado por meio do programa Crea Qualifica. O Crea-PE está cada vez mais escutando as necessidades dos profissionais e oferecendo oportunidades de crescimento e valorização profissional”, concluiu.